O que é Internet e qual sua ligação com as Forças Armadas?

O que é Internet e qual sua ligação com as Forças Armadas?

Estudar, trabalhar e até mesmo se relacionar são atividades praticamente impossíveis hoje sem a intermediação da internet – especialmente desde a crise de saúde mundial em 2020. Mas, você já parou para pensar o que é a internet e como ela surgiu? 

O Estratégia Militares conta para você essa história e como as origens da rede estão ligadas às Forças Armadas

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é internet?

Pela definição de dicionário, a Internet é a rede de computadores que abrange todo o planeta e pela qual são trocados os mais diversos conteúdos, como: mensagens, dados, vídeos, imagens etc. 

Sabemos que atualmente a internet conecta muito mais do que apenas computadores, mas também aparelhos de telefone e até mesmo objetos físicos, no conceito conhecido como Internet das Coisas. 

No entanto, os primórdios da internet envolviam apenas uns poucos computadores e uma variedade limitada de dados que podiam ser compartilhados, que eram, principalmente, de natureza militar. 

Qual a ligação da Internet com as Forças Armadas?

A internet foi envolvida no meio militar no final dos anos 60. Sua criação se originou nos Estados Unidos, através de um sistema feito para compartilhar informações a qualquer distância, durante a guerra fria.

Além de ser usada para a comunicação das tropas americanas, ela viria a servir para trocar e proteger informações sigilosas, ter o controle de operações em solo estrangeiro, e montar diversas estratégias de guerras favoráveis ao seu país.

Breve história da internet 

Como foi dito acima, a internet desde sempre foi usada no meio militar. No entanto, ela tornou-se mais evidente durante a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética disputavam ponto a ponto o cargo de potência mundial.

Para facilitar a comunicação entre tropas amigas, e temendo um bombardeio soviético, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criou um sistema para compartilhar informações a qualquer distância. 

Esse sistema tornou-se  a primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network). O dia 29 de outubro de 1969 é marcado na história como o dia em que o primeiro e-mail foi enviado. A troca de informações ocorreu entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. 

Diante da grande crise econômica e política que atingiu a União Soviética, a falta de soluções para resolver os problemas foram responsáveis por levar o fim do país em 26 de dezembro de 1991, dando um ponto final na guerra. 

Com o fim da Guerra Fria, a internet começou a ser liberada para o público geral.

World Wide Web – Anos 90

Nos anos 90, o cientista britânico Tim Berners-Lee projetou um navegador que se chamava World Wide Web (www), ou Rede Mundial de Computadores. A partir disso, ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos navegadores como: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. 

Por conta do sucesso dos navegadores nos anos 90, o número de usuários aumentou muito, gerando outras criações. Porém, foi nos anos 2000 que a criação de Chats e Redes Sociais determinaram a explosão da internet. MSN, Orkut, Facebook e YouTube foram criações revolucionárias, se tornando febre mundial, 

redes

Internet no Brasil 

A Internet chegou no Brasil em 1988 por meio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Em 1989, o Ministério de Ciência e Tecnologia criou a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), uma instituição com objetivos de iniciar e organizar o acesso à Internet no Brasil. Foi assim que, em 1994, a partir de um projeto da Embratel, a comercialização da internet começou. As pessoas que pagassem, teriam acesso à Internet por meio de linhas discadas, RENPAC ou linhas E1.

Com o crescimento na infraestrutura e no número de usuários, o Brasil se tornou o 19º lugar com mais hosts no mundo, sendo que na América ficou atrás somente dos Estados Unidos e do Canadá.

Os provedores de serviço de internet se tornaram peça-chave na manutenção e ampliação da tecnologia. Logo, a internet passou a ser fundamental no dia a dia das pessoas e das empresas. A banda larga se firmou e cresceu muito no país. 

Em 2007, a internet movimentava cerca de US$ 114 bilhões em comércio eletrônico. De acordo com o IBOPE, o Brasil possuía uma base de 40 milhões de computadores instalados, e cerca de 18 milhões de internautas residenciais.

Segundo um levantamento feito pela Teleco em 2015, o Brasil conta com mais de 102 milhões de domicílios conectados, o que representa 58% da população brasileira.

Estudo à distância e Home Office

De fato, umas das maravilhas da internet e conseguir quase tudo sem sair do lugar. Com a evolução da tecnologia, coisas que eram inimagináveis há uma década são extremamente comuns hoje.

internet

Quem imaginava há anos atrás que seria possível estudar ou trabalhar em casa? Quase ninguém pensava nessa possibilidade! 

Por conta da crise de saúde que assola o mundo, a maioria das empresas, faculdades e escolas foram obrigadas a aderir o isolamento social, tornado o EAD e o Home Office fundamentais.

Se você tem o sonho de seguir Carreira Militar, e deseja se preparar da melhor maneira possível, nós podemos te ajudar! O Estratégia Militares oferece para você toda a estrutura necessária para alcançar sua meta! Clique no botão abaixo e confira nossos cursos preparatórios para o Concurso dos seus sonhos!

Internet e os Concursos Militares 

As Forças Armadas do Brasil também fazem um intenso uso da internet, inclusive na hora de abrir os processos seletivos para as Escolas Militares. As instituições utilizam a internet para deixar os candidatos bem informados sobre os processos seletivos, isso pode ocorrer por meio de notícias ou editais. 

O estudante pode se inscrever e pagar as taxas de inscrição pela via on-line. As informações sobre datas e etapas são dadas por meio do site oficial da instituição e das redes sociais. 

Além disso, os resultados das provas e as listas de chamada são disponibilizadas na internet. Dada a importância da internet e do papel que assumiu nos anos da pandemia, também é possível que o tema apareça na sua prova! Então fique atento!

Gostou do conteúdo que trouxemos para você? Então visite nosso site, acompanhe o blog e conheça os cursos preparatórios do Estratégia Militares!

CTA - Militares

Você pode gostar também