Adido Militar: o que é, funções, salário e mais!
Recepção do adido militar

Adido Militar: o que é, funções, salário e mais!

O Exército oferece diversas possibilidades de atuação para aqueles que desejam seguir a carreira militar no Brasil. O Estratégia Militares traz neste texto o que é um Adido Militar e quais funções ele exerce no seu dia a dia. Inscreva-se no blog e fique por dentro das principais notícias do mundo militar.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que significa Adido Militar?

Adido militar é um representante militar que tem o objetivo de realizar missões diplomáticas junto ao governo estrangeiro, com o período de um ano de atuação. Um exemplo de laços diplomáticos militares que o Brasil mantém é com os Estados Unidos e a Inglaterra.

Não existe somente um adido militar em cada país, além dele há uma comissão por trás com a função de realizar com destreza os procedimentos necessários do cargo. 

O adido é um profissional muito bem selecionado para trabalhar para o Estado Maior, independente do seu posto ou da posição exercida no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica brasileira. 

Pode haver certa confusão entre adido e agregado militar, mas confira a seguir os detalhes das principais diferenças entre ambos.

Qual a diferença de Adido e Agregado?

O adido militar é uma condição ativa, em que o indivíduo recebe a remuneração, mas permanece afastado do serviço por não ter, temporariamente, condições de realizar atividades militares. 

Nessa situação, o militar tem a opção de esperar a demissão do serviço, ou a opção de ser transferido para a reserva ou outras áreas específicas.

Já o agregado militar é a condição do indivíduo que deixa de ocupar a sua vaga na escala hierárquica do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica brasileira após passar 5 anos, ou mais, no cargo.

Existem alguns motivos para o militar tornar-se agregado e ser afastado, como:

  • Ter sido julgado incapaz temporariamente, após um ano contínuo de tratamento;
  • Ultrapassar um ano contínuo em licença para tratamento de saúde própria;
  • Ultrapassar 6 meses seguidos em licença para tratar da saúde de pessoa da família;
  • Ultrapassar 6 meses contínuos em licença para tratar de interesse particular ou em licença para acompanhar cônjuge ou companheiro;
  • Ter sido considerado oficialmente extraviado; e
  • Ter sido julgado incapaz definitivamente, enquanto tramita o processo de reforma.

Além desses motivos, existem outros para ser considerado agregado militar. Para saber mais, clique no botão abaixo!

 Como ser um Adido Militar?

Para se tornar um adido, o militar precisa ter experiência no assunto exigido pela missão ou em missões no exterior, podendo ser auxiliar em determinada comissão do Exército, Marinha ou Aeronáutica

Não existe um processo seletivo para se tornar um adido militar, no entanto, para ser convocado, é necessário realizar cursos de formação, especialização ou aperfeiçoamento das atividades militares em outros países, com o objetivo de criar ou manter os laços com os países parceiros. Além disso, o adido necessita de um conhecimento prévio do país e principalmente da língua falada no local. 

Sendo um cargo de confiança e de grande relevância, é esperado que o adido escute mais do que fale. Sua principal função é a coleta de informação para montar relatórios com uma certa periodicidade para os órgãos do país a que serve. 

Qual a função de um Adido Militar?

O cargo exercido pelo adido tem a função de trabalhar no estreitamento de relações com autoridades militares locais. Dentre as suas atribuições estão oferecer informações ao Estado Maior representado e dirigir comissões militares de acordo com a sua subordinação.

Além disso, o militar adido pode tomar as providências necessárias de passagem ou permanência temporária de comandos de tropas, navios de guerra ou de aeronaves militares brasileiras no país de atuação. Também pode assessorar o embaixador com questões militares e promover a indústria de defesa nacional para facilitar o encaminhamento de compras.

Quanto ganha um Adido Militar?

O adido militar tem a sua remuneração de acordo com a patente da hierarquia das Forças Armadas, portanto sua remuneração pode chegar a ser acima de R$10.000,00. 

Direitos

O militar adido tem o direito ao afastamento do serviço após a sua atuação diplomática, na forma de concessão de férias para descanso.

Quer saber mais sobre o mundo militar? Clique no botão abaixo e cadastre-se no site do Estratégia Militares para receber as novidades sobre os Concursos Militares e descontos exclusivos dos cursos oferecidos. 

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também