É de comum entendimento que a palavra batalhão denomina um grande grupo de indivíduos, mas qual é o seu significado no militarismo e quais são os seus tipos? Neste artigo, o Estratégia Militares traz as informações que lhe farão entender mais sobre a divisão organizacional das Forças Armadas. Acompanhe e entenda!

O que é um Batalhão?

Essa palavra originou-se do italiano e tem ramificações diretas com o vocábulo “battaglia”, o qual se refere a um conjunto de tropas que se reúnem em direção ao combate com um único objetivo: vencer o inimigo.

Atualmente, um conjunto de batalhões corresponde a uma brigada. Já um único é constituído em média por três companhias. O batalhão é a unidade que reúne o maior efetivo para o emprego de diversas missões em tempo de paz.

Além disso, o batalhão classifica-se como uma unidade militar subordinada diretamente ao comando de uma brigada e voltada ao cumprimento das missões estabelecidas na área dessa grande unidade.

Além deles atenderem as missões estipuladas pelas brigadas, muitas vezes empregam seus efetivos em ações subsidiárias que são demandas pelo Governo, pela União ou pelas próprias comunidades onde estão inseridos — por exemplo, na construção e na manutenção de rodovias em todo o país.

Qual é o efetivo?

O efetivo depende do tamanho de suas companhias e pelotões. Portanto, esse número é variável, por isso se fala em efetivo médio, não em efetivo fixo. De qualquer forma, o efetivo regular que compõem essa unidade das Forças Armadas está entre 500 a 1000 militares.

Além disso, dependendo da brigada enquadrante, a unidade contará com diversos apoios para o combate. Dentre eles:

  • Blindados, com destaque para o VBTP Guarani;
  • Aeromóveis;
  • Embarcações, como a recente lancha Guardian; e
  • Armamento especializado.

Diferença entre Batalhão e Companhia

A principal diferença que existe entre essas unidades militares está relacionada a sua representatividade hierárquica. A companhia está subordinada ao batalhão, assim como este está subordinado à brigada. Sendo assim, denomina-se a companhia como uma subunidade do batalhão.

Sabendo disso, surgem as seguintes diferenças:

DiferençasBatalhão Companhia
EfetivoDe 500 a 1000 militaresDe 150 a 300 militares
ComandanteTen. Coronel ou CoronelCapitão ou Major

Quem o comanda?

Assim como em qualquer outro ramo, para ser o líder de uma empresa é necessário que, além da habilidade individual, exista um grande nível de especialização e domínio na área representada. No mundo militar, isso não é diferente. 

O responsável por liderar no meio militar recebe a designação e o poder para comandar as tropas frente às adversidades que as situações cotidianas impõem. Desse modo, ‘’Comandante” é a palavra que nomeia o líder no meio bélico.

Desse modo, o Tenente Coronel ou Coronel estão aptos para comandar desde que possuam o Curso de Estado-Maior e, necessariamente, tenham habilitações e formação intrínsecas ao emprego da unidade.

Tipos de Unidades

No Brasil, existem dezenas de unidades distribuídas por toda a faixa territorial. Pensando nisso, elencamos alguns dentre os mais interessantes. Confira!

  • Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear: é o primeiro batalhão com essa finalidade. Foi fundado em 2012.
  • Batalhão de Fronteira: é o batalhão responsável por salvaguardar as fronteiras territoriais do Brasil. Além disso, atua em parceria com as polícias locais no controle do tráfico e na defesa das riquezas naturais do país.
  • Batalhão de Infantaria Motorizado: com destaque para o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado que atua na formação do Guerreiro de Caatinga, utilizando para isso o Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC).
  • Batalhão da Guarda Presidencial: possui a função de proteger o Presidente da República e a sua família. Sua origem é proveniente da Guarda Imperial e, para manter as tradições, o uniforme atual é o mesmo usado pelos militares no passado imperial. 
  • Batalhão de Polícia do Exército: grupo de infantaria responsável por fazer um papel semelhante ao da polícia militar. Atua na Garantia da Lei e da Ordem, como em operações de pacificação em comunidades dominadas pelo crime organizado.

Além disso, vale ressaltar que para as missões específicas existem unidades especializadas, como é o caso do Batalhão de Ações de Comandos, Batalhão de Operações Psicológicas e o Batalhão de Forças Especiais.

Agora que você já sabe o que é o batalhão, continue no blog do Estratégia Militares e acompanhe o que o nosso batalhão preparou para você! Assim, você ficará por dentro do mundo militar e receberá dicas para a melhor preparação possível! Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

Banner Estratégia Militares

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também