Cabo Militar: função, tipos e mais!

Cabo Militar: função, tipos e mais!

Quer saber o que é um Cabo Militar e quais as suas funções dentro das Forças Armadas? Então, confira o artigo que o Estratégia Militares preparou para você! Aqui você encontrará as informações mais importantes sobre o tema, além de descobrir qual é a melhor forma de ingressar nessa carreira.  

Quer turbinar os estudos para o Concurso Militar dos seus sonhos? Confira o lançamento do Banco de Questões do Estratégia Militares, no dia 12/07, com mais de 50 mil questões para ajudar você se preparar para as provas!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é um cabo militar?

Antes de definir o que é um Cabo Militar, veremos a divisão do quadro de serviço dentro do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira. Basicamente, essa divisão ocorre entre dois tipos de quadros: o de praças e o de oficiais. 

O Quadro de praças é composto pelos soldados, cabos, sargentos e suboficiais. Essas patentes são as graduações.

Já o Quadro de oficiais é composto pelos tenentes, majores, capitães, coronéis e generais. A patente dos oficiais é o posto que eles ocupam.

Agora que você já sabe o que são os postos e as graduações, podemos avançar adiante e vermos o que é um Cabo Militar. Cabo é a graduação de um militar pertencente ao quadro dos praças. Além disso, vale ressaltar que hierarquicamente essa graduação é inferior ao sargento e superior ao soldado.

Para se tornar um cabo, o soldado deve passar por um dos cursos mais “sugados” (difíceis) das Forças Armadas, o Curso de Formação de Cabos (CFC). Ao se tornar um cabo, o militar além de receber mais, passa a executar missões específicas que fornecem apoio aos seus subordinados ㅡ os soldados.

Qual a função do cabo no Exército?

Enquanto o sargento é o elo entre o comando e a tropa, o cabo é o responsável direto por supervisionar o andamento do trabalho executado pelos soldados. Dessa forma, ninguém está tão próximo do soldado quanto o cabo. 

Vale ressaltar que essa função do cabo no Exército é semelhante nas demais Forças Armadas e Forças Auxiliares. Portanto, o cabo é uma peça fundamental para que o funcionamento do corpo seja completo, contínuo e efetivo. 

O maior efetivo militar do Brasil é composto por soldados. Levando em consideração esse fato, evidencia-se a importância dos cabos para que os soldados sejam supervisionados e, assim, recebam uma injeção de ânimo para executar as missões destinadas a eles.

Cabo Militar

Tipos de cabo militar

Como já vimos, a maior parte dos efetivos militares é formada por soldados. Por esse motivo, a importância do papel que o cabo desempenha é inquestionável. Por isso é fundamental que o cabo receba um elevado preparo técnico e operacional.

Cabe ressaltar que a formação do cabo nas Forças Armadas é semelhante no Exército, na Marinha e na Força Aérea, tendo em vista que sua função é comum a todas as forças militares.

Dessa forma, os diversos tipos de cabos atuam em consonância com o emprego e as missões de suas “Armas” de origem de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, entre outras.

Cabos da Infantaria

Resumidamente, o cabo da Infantaria está apto para ser empregado de acordo com a sua qualificação específica e segundo as missões e especializações da Infantaria, tais como: Paraquedista, de Polícia do Exército, de Montanha, de Selva, de Caatinga, Leve, Mecanizada, Blindada, Motorizada, dentre outras.

Cabos da Cavalaria

O cabo cavalariano participa de ações ofensivas e defensivas, aplicando suas características básicas: mobilidade, potência de fogo, ação de choque, proteção blindada e sistema de comunicações amplo e flexível.

Além disso, é capacitado para atuar engajado numa operação de Cavalaria. Ao atingir os objetivos propostos, o cabo de cavalaria é empregado em ações da Cavalaria Mecanizada, Blindada, de Guarda, dentre outras.

Cabos da Artilharia

Após a conclusão meticulosa do CFC, o novo cabo artilheiro estará em condições de contribuir na missão de apoio de fogo às armas bases, participando de uma das diversas seções que compõem os três ramos da Artilharia: de Campanha, Antiaérea e de Costa. 

Qual a diferença entre soldado e cabo militar?

O Sargento está para o cabo, assim como o cabo está para o soldado. Sendo ainda mais específico, enquanto o cabo subordina-se ao sargento, o soldado subordina-se ao cabo.

Portanto, a diferença entre essas graduações está diretamente relacionada à posição hierárquica que eles ocupam. Ou seja, o grau hierárquico determina quais são as suas funções.

O soldado é a praça de menor nível hierárquico. Dessa forma, ele é o auxiliar executante das tarefas operacionais ou administrativas. 

Já o cabo é a praça que possui nível hierárquico maior que do soldado e menor que do 3º sargento. Desse modo, o cabo fiscaliza o trabalho dos soldados.

Curiosidades

Os cabos, assim como os soldados, não seguem uma carreira militar. Desse modo, eles prestam um serviço temporário de, no máximo, 8 anos e para conseguirem essa formação devem ingressar no Curso de Formação de Cabos (CFC).

Outra curiosidade está relacionada a disponibilidade das vagas para o CFC. Antigamente, apenas um número reduzido podia galgar a graduação de cabo. Atualmente, por meio do processo de seleção para o CFC, todo soldado aprovado pode alcançar a graduação de cabo caso conclua o CFC com êxito.

Gostou do texto? Então, continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você recebe conteúdos que o deixarão cada vez mais “bizurado” e perto da tão sonhada aprovação. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios! Vem ser coruja!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também