CIAvEx: o que é, formação, como ingressar e mais!

CIAvEx: o que é, formação, como ingressar e mais!

Quer saber tudo sobre o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx)? Então, confira o artigo que o Estratégia Militares produziu e conheça mais sobre a história da Aviação do Exército Brasileiro (AvEx)!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é o CIAvEx?

Antes de tudo, o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) é a concretização de um sonho antigo da Força Terrestre do Brasil. A renomada instituição é responsável por habilitar a “Mão Amiga”, para que os seus integrantes atuem em benefício da sociedade, e adestrar o “Braço Forte” que conduz bravamente as Forças Armadas à vitória no campo de batalha.

A criação do centro está diretamente relacionada à necessidade de acompanhar o desenvolvimento das forças militares mundiais. Seu nascimento ocorreu em 26 de setembro de 1991, mas suas atividades iniciaram, de fato, em 1º de janeiro de 1992. 

Herdeiro da Escola de Aviação Militar, cuja importância ecoa até hoje na Itália, o Centro de Instrução e Aviação do Exército é um exemplo vivo da história do Brasil e carrega consigo os feitos heróicos do 1º Grupo de Aviação de Caça.

Atualmente, o Centro de Instrução de Aviação do Exército é responsável por habilitar oficiais do Exército Brasileiro à pilotagem militar e, ao mesmo tempo, especializar sargentos de acordo com as funções inerentes às particularidades internas de uma aeronave militar. 

Como ingressar no CIAvEx?

Para ingressar no CIAvEx é necessário que o indivíduo seja um militar de carreira oriundo da ESA ou da AMAN. Em ambas as situações, os candidatos precisam ser voluntários, ter ótimo desempenho ao longo dos cursos de formação e serem portadores de uma saúde física e mental próxima da perfeição.

As atividades inerentes à Aviação do Exército (AvEx) são divididas pelos respectivos postos e graduações. Enquanto o sargento, proveniente da ESA, faz a manutenção das aeronaves, o oficial da AMAN atua em missões de comando e pilotagem militar. 

CIAvEx
O principal componente da Aviação do Exército (AvEx) é o helicóptero.

Informações Gerais

O CIAvEx é o centro responsável por formar e especializar os recursos humanos para a Aviação do Exército. Com essa finalidade, preconiza os seguintes valores:

  • Lealdade;
  • Integridade;
  • Liderança;
  • Comprometimento;
  • Dedicação;
  • Profissionalismo;
  • Conhecimento Técnico-profissional; e
  • Postura Militar.

Formação do Oficial no CIAvEx

O Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) destina-se aos Oficiais de Carreira do Exército Brasileiro. Portanto, para se tornar um piloto militar do EB é necessário que o candidato ingresse na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e, posteriormente, passe pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O CPA possui duração de 63 semanas, divididas em fase teórica e fase prática. Na primeira, são ministradas matérias como Aerodinâmica, Teoria do Voo do Helicóptero, Conhecimentos Básicos de Aviação, Manobras de Pilotagem e Navegação Aérea, Teoria do Voo Tático, Armamento, Munição e Tiro.

Após a parte teórica, os oficiais que obtiverem êxito no Estágio Prático de Pilotagem Básica no simulador são iniciados na fase prática de voo. Essa fase é dividida em dois módulos práticos. São eles:

  • 1º Módulo Prático de Voo: são ensinadas manobras básicas como o pouso, a decolagem, o tráfego e o voo estabilizado; e
  • 2º Módulo Prático de Voo: os militares aprendem manobras táticas-operacionais de alto grau de especificidade. Aqui, destacam-se o pouso em áreas restritas e o pouso em terrenos acidentados.

Somado ao CPA, os oficiais têm acesso aos cursos de Observador Aéreo (COAe), Gerência de Aviação, Piloto de Combate (CPC), Busca e Salvamento da Aviação do Exército (SAR), Pilotagem Tática (CPT), além dos estágios de Voo por Instrumentos (EVI), Voo com Óculos de Visão Noturna (OVN) e Operações Aeromóveis.

Formação do Sargento no CIAvEx

Para os sargentos do Exército Brasileiro, o CIAvEx ministra cursos que abrangem a manutenção e o apoio às aeronaves pilotadas pelos oficiais. São eles:

  • Curso de Formação de Sargentos de Aviação (CFS);
  • Curso Básico de Manutenção da Aviação do Exército (BMA);
  • Curso de Mecânico de Armamento de Aeronaves (MAA);
  • Curso de Mecânico de Aviônicos (MVN);
  • Curso de Busca e Salvamento da Aviação do Exército para Sargentos (SAR);
  • Curso de Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial da AvEx (TASA);
  • Curso de Controlador de Tráfego Aéreo da Aviação do Exército (CTA);
  • Curso de Informações Aeronáuticas da Aviação do Exército (AIS);
  • Curso de Meteorologia da Aviação do Exército (MET);
  • Curso de Operador de Estação Aeronáutica da Aviação do Exército (OEA);
  • Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS); e
  • Estágio de Operações Aeromóveis.

Cabe ressaltar que o primeiro contato dos praças com a CIAvEx só ocorre no ano posterior ao período básico, cuja duração é de um ano. O aluno que obtiver êxito no período básico do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) tem a possibilidade de escolher uma das três escolas de formação de sargentos do Exército Brasileiro, são elas: ESA, EsSLog ou CIAvEx.

Após a escolha, tem início a especialização do futuro sargento. Os que escolherem a CIAvEx passarão pelo Estágio Profissional Supervisionado no Curso de Formação de Sargentos de Aviação (CFS) e, posteriormente, escolherão alguma das especialidades acima mencionadas.

Edital 

Como mencionado anteriormente, para ingressar no CIAvEx é necessário que o candidato seja oriundo da ESA ou da AMAN. Portanto, para ser um piloto militar ou um sargento da Aviação do Exército é preciso passar no concurso da EsPCEx ou da ESA, respectivamente. Abaixo, seguem as informações referentes a ambos os concursos no ano de 2021. Confira!

ExigênciasEsPCExESA
Idade no ano da inscriçãoIdade Mínima: 17 anos; e Idade Máxima 21 anos.Idade Mínima: 17 anos; e Idade Máxima: 23 anos.
Escolaridade na matrículaEnsino Médio completoEnsino Médio completo
Disciplinas do concursoPortuguês, Inglês, Matemática, Redação, Geografia, História, Física e Química.Português, Inglês, Matemática, Redação, Geografia e História do Brasil.
Edital CompletoEsPCExESA
InscriçãoInscrições de 11 de maio a 14 junho de 2021Inscrições de 7 de abril a 4 de maio de 2021 

Vale ressaltar que enquanto a prova da ESA ocorre em apenas um dia, o exame de admissão à EsPCEx é aplicado em dois dias ㅡ um sábado e um domingo consecutivos. No primeiro dia, os candidatos enfrentam Português, Física, Química e Redação. Já no segundo dia, a batalha é travada contra Matemática, Inglês, História e Geografia.

Agora que você já sabe tudo sobre o CIAvEx, continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você alça voos cada vez maiores até a conquista da tão sonhada aprovação. Não perca tempo, guerreiro! Clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

CTA AFA

Veja também

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também