Carreira militar: vantagens, tipos de carreira e mais!

Carreira militar: vantagens, tipos de carreira e mais!

Muitas pessoas sonham em seguir profissionalmente a carreira militar, que inclui o Exército, a Aeronáutica, a Marinha e, também, a Polícia Militar.

A procura por essas carreiras geralmente está relacionada com as vantagens que elas oferecem para os militares que a seguem. Contudo, havendo diversos caminhos que podem ser seguidos nesses casos a escolha pode parecer complicada.

Pensando nisso, separamos para você diversas informações sobre as carreiras militares, as principais características de cada uma das modalidades e, também, as vantagens em segui-las.

Continue lendo, então, para conferir todas as informações e acertar na escolha de qual carreira do tipo militar é ideal para você!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Quais são os tipos de carreiras militares e como escolher?

Carreira Militar: Aeronáutica

A primeira carreira de estilo militar que trazemos para você é a construída na Aeronáutica.

Para entrar nos serviços e construir uma carreira militar nesse ramo é preciso que o candidato seja aprovado para ingressar em um dos três cursos que a Academia de Força Aérea (AFA) possui.

Em qualquer um dos cursos o militar, ao final de 04 anos, recebe o diploma de bacharel em Administração. E não é só isso, pois ele é considerado habilitado em administração pública.

Portanto, note que esse profissional se torna capaz de trabalhar tanto nos ramos militares quanto em empresas particulares, caso encerre sua carreira militar ao final do curso.

Aliás, sendo Administração o seu curso ele pode trabalhar em diversos ramos, até mesmo com sistema de pedidos.

Contudo, caso seja o desejo do profissional ele pode se manter nas instituições militares, seguindo carreira como aspirante a oficial.

Carreira Militar: Exército Militar

O segundo tipo de carreira militar que separamos para você é a construída no Exército. Quem deseja seguir nesse caminho necessita adentrar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Nela são oferecidos cursos de formação para a área de combate. Assim como no caso anterior, a duração do curso é de 04 anos e é no regime de internato. 

Contudo, vale lembrar que a carreira militar que se dá no momento de formação é remunerada e possui os demais benefícios relacionados à moradia, alimentação e vestuário.

Os alunos têm folga aos finais de semana, feriados e possuem férias escolares normalmente.

Nesse caso o curso concede, ao final, o diploma de bacharel em Ciências Militares. Portanto, diferentemente do caso anterior, a formação não é tão ampla.

Carreira Militar: Marinha

O terceiro tipo de carreira militar se refere à Marinha, cuja entrada se dá pela Escola Naval. Nesse caso é possível obter formação para:

  • Corpo da armada, com operação de navios;
  • Intendência, para cuidar das questões financeiras e do abastecimento dos postos, gerindo sistema para distribuidora que lhe permita fornecer insumos às bases;
  • Fuzilaria naval, com formação com conhecimentos para atuação em combates em terra a partir do mar;
  • Aviadores navais responsáveis pela pilotagem das naves (aviões e helicópteros) que são pertencentes à Marinha.

Após 04 anos de curso há a concessão aos alunos do diploma que os declara guarda-marinha. A partir daí ele deve, ainda, passar por outros cursos de direcionamento para uma das funções dentro da carreira militar.

Polícia Militar

Por fim, também existe a possibilidade de atuação militar dentro da polícia. Para isso existem, então, cursos de formação de oficiais.

Novamente a duração dos cursos é de 04 anos, assim como em todos os casos anteriores. Durante esse período, contudo, há revezamentos de internatos com semi-internatos.

Ou seja, não é durante todo o curso que o aluno necessita ficar à disposição integral, em dias úteis, do batalhão. Ele tem maior tempo de liberdade, por assim se dizer.

Existem diversos estados no Brasil que possuem essas academias. As mais conhecidas são as de São Paulo e também do Rio de Janeiro.

Da mesma maneira que no Exército, quando o aluno termina o curso de 04 anos ele é declarado um aspirante a oficial. Assim, ele pode dar continuidade aos estudos ao mesmo tempo em que pode exercer atividades profissionais militares.

A promoção vai ocorrer de acordo com merecimento e também pelo tempo de prestação de serviços.

Bom, agora que você já sabe como funciona a carreira militar em cada um dos seus tipos, resta escolher qual é a mais indicada para você.

Para isso, pense em cada um dos prós e contras dos tipos de carreiras. Ainda, busque listar aquilo que lhe fez ter interesse por seguir esse caminho.

Quais são as vantagens de seguir a carreira militar no Brasil?

As carreiras de natureza militar oferecem diversos atrativos a quem as segue. Isso, aliás, costuma ocorrer desde o momento em que o aluno adentra nas academias de formação de qualquer um dos braços do militarismo no Brasil.

Os alunos recebem assistência médica gratuita, por exemplo. Além disso, costumam ganhar uma bolsa auxílio mensal, bem como alimentação, vestuário e moradia. 

Isso se deve principalmente ao fato de que os cursos são feitos em formato de internato. Assim, o aluno de carreira militar tem seu tempo ocupado de forma privada por essas atividades.

Contudo, é importante ressaltar que essas vantagens não se limitam ao período em que o aspirante a militar está nas escolas de formação.

Após sua formação ele pode seguir carreira militar garantindo salários que vão ascendendo conforme seu crescimento dentro da instituição. Aliás, as promoções são por merecimento e também por tempo de serviço.

Ao mesmo tempo, tem estabilidade no cargo e mantém as vantagens de alimentação e outros.

Para isso, entretanto, é preciso um longo caminho. Conheça agora quais são as possibilidades para quem deseja seguir uma carreira nas instituições militares brasileiras.

Muitas vezes o interesse já está relacionado com algumas questões muito simples e prévias, como a vontade de trabalhar junto ao mar ou o desejo em fazer treinamentos como de paraquedista ou de pilotagem de caças. Tudo isso deve ser colocado na balança, assim como quais são as maiores chances de aprovação em cada uma das modalidades. Dessa maneira, com essas dicas você será capaz de escolher qual é a carreira militar ideal para sua vida, sendo um convite para o sucesso…

Agora que você tem ideia de como escolher Carreira Militar, continue acompanhando o blog do Estratégia Militares para ficar por dentro de tudo que rola no mundo militar.

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também