Uma carreira nas Forças Armadas é considerada por muitos estudantes do Brasil.  Inclusive, muitos deles começam a considerar essa opção de carreira muito antes de concluírem o ensino médio. Isso ocorre porque os benefícios e as oportunidades para esses profissionais são grandes. 

Mas, antes de qualquer coisa, os estudantes devem compreender como é possível entrar em uma carreira nas Forças Armadas. Um dos primeiros pontos a se considerar é que se trata de uma carreira em que os profissionais só ingressam através de concursos públicos ou escolas preparatórias e, na maioria das vezes, é muito concorrido.  

A organização que ocorre nas Forças Armadas é realizada da seguinte maneira em nosso país: o Presidente da República é uma autoridade que está acima deles e, logo abaixo, estão presentes todas as outras entidades que exercem uma direção superior, como é o caso do Ministério da Defesa. 

Se o seu sonho é ingressar em uma carreira dentro das Forças Armadas do Brasil, com a possibilidade de ser um profissional dessa área em qualquer parte do território nacional, compreender quais são os requisitos necessários é fundamental. Muitos não sabem, mas possuir um diploma de curso superior garante maior destaque entre os candidatos. 

Como ingressar em uma carreira nas Forças Armadas?

Diversos jovens ao redor do Brasil, ao concluírem o ensino médio, consideram diferentes carreiras e cursos para seguir, como um curso de nutrição ou uma carreira nas Forças Armadas. 

Isso porque ao obter um diploma em qualquer curso superior ou ingressar em uma carreira nas Forças Armadas, os indivíduos garantem maior estabilidade financeira e possibilidade de crescer ainda mais no segmento que optaram. 

Um dos principais objetivos dos profissionais dessa área é zelar e defender o nosso país, garantindo que todas as Leis e a ordem sejam devidamente seguidas. 

No entanto, para que possam prestar o concurso público, os candidatos devem ter entre 17 e 24 anos. Além disso, os homens devem ter mais de 1,60 de altura e as mulheres, mais de 1,55. Também devem ser brasileiros natos ou naturalizados para que possam prestar o concurso público. Além desses quesitos, eles precisam se submeter aos testes que comprovam a aptidão física, psicológica e intelectual. 

É muito comum os candidatos ingressarem em uma carreira nas Forças Armadas através das escolas e academias específicas, as quais são voltadas para a formação desses oficiais. Os interessados devem optar por três diferentes áreas desse órgão, são elas: Marinha, Aeronáutica e Exército. Também é necessário que os candidatos preencham todos os requisitos informados pelas instituições. 

Como entrar no Exército?

Os estudantes que têm interesse em ingressar no Exército, exceto para a prestação de serviço militar obrigatório, devem realizar o concurso público

Para que possam iniciara carreira nas Forças Armadas do Exército, os candidatos precisam ter mais de 1,60 m de altura, no caso dos homens e, para as mulheres, é necessário ter a altura superior a 1,55 m

Também é obrigatório que os candidatos sejam brasileiros nativos ou naturalizados. Além de terem que passar por todos os exames e aptidões necessárias. 

Caso tenham concluído o ensino médio, os candidatos podem ingressar nas seguintes instituições do Exército:

  • EsPCEx;
  • ESA;
  • EsLog; e
  • IME.

Como entrar na Marinha?

A carreira nas Forças Armadas da Marinha é um dos objetivos de vários candidatos. Contudo, para que tal meta seja alcançada, é necessário obter uma formação especial. 

Os interessados devem ter mais de 18 anos e prestar o concurso público. As seguintes opções de instituições estão disponíveis para esse caso: 

  • EN;
  • EAM;
  • Cursos de Soldado Fuzileiro Naval; e
  • Formação de Sargento Músico Fuzileiro Naval.

Como entrar na Aeronáutica?

Para iniciar a carreira nas Forças Armadas da Aeronáutica, os candidatos podem ingressar nas seguintes instituições: 

  • AFA;
  • EEAR; e
  • ITA.

Quais são os concursos públicos para ingressar na carreira das Forças Armadas?

Atualmente, os interessados podem se inscrever em vários editais destinados para o preenchimento das vagas das carreiras militares em nosso país. 

Confira quais são alguns deles para já se preparar para os exames:

  • IME;
  • Exército – CRFM;
  • 6ª Região Militar;
  • ITA;
  • Aeronáutica – CFS; e
  • PMSP.

Para o ingresso em todas essas instituições  é fundamental os candidatos tenham terminado o ensino médio, pois somente dessa maneira podem ingressar em uma escola preparatória. 

Vale ressaltar que as vagas nessas instituições são muito disputadas, mas os alunos passam por treinamento militar básico e físico, os quais são baseados em atividades desportivas. 

A maioria dos cursos têm duração de três anos. Já para prestar os concursos públicos, é importante que os candidatos estudem e se preparem para a prova antecipadamente. 

Banner Estratégia Militares
Você pode gostar também