Sonha em ter uma carreira militar de prestígio? O Estratégia Militares separou para você as principais informações e as funções de um Coronel do Exército. Confira!

Apesar do Exército, da Marinha e da Aeronáutica terem categoria de cargos diferentes e características distintas para cada um deles, a hierarquia e algumas subcategorias são semelhantes. Além disso, o posto de Coronel também pode ser encontrado nas Polícias Militares Estaduais.

O que é Coronel?

De acordo com a hierarquia do Exército, a patente de Coronel é a última posição dos Oficiais Superiores. É um cargo que exige experiência, já que esse militar é encarregado de funções de Estado-Maior. O Coronel, portanto, é responsável pelo planejamento e condução prática das ações organizacionais do exército. 

Qual a função?

O Coronel do Exército tem a função de auxiliar na preparação das companhias para a Defesa da Pátria, além de administrar as leis internas regidas pelo Estado-Maior dentro do Exército. Trata-se de um cargo fundamental e de grande relevância.

Quanto tempo leva para atingir a patente?

Para atingir essa patente, é necessário realizar concursos militares, além de passar por um período mínimo exigido em cada patente da hierarquia do Exército. Confira abaixo qual é essa hierarquia do Exército Brasileiro, desde Praças Graduados até Oficiais Generais.

Praças Graduados: 

  1. Subtenente;
  2. Primeiro-Sargento;
  3. Segundo-Sargento;
  4. Terceiro-Sargento;
  5. Cabo e Taifeiro-Mor; e
  6. Soldados e Taifeiros.

Praça Especiais:

  1. Aspirante-a-Oficial; e
  2. Cadete.

Oficiais Subalternos

  1. Primeiro Tenente; e
  2. Segundo Tenente.

Oficial Intermediário

  1. Capitão

Oficiais Superiores

  1. Coronel;
  2. Tenente-Coronel; e
  3. Major.

Oficiais Generais

  1. Marechal;
  2. General de Exército;
  3. General-de-Divisão; e
  4. General-de-Brigada.

Para atingir a patente de Coronel, passando pelas patentes iniciais dos Praças Graduados até chegar nos postos de Oficiais Superiores, o militar terá uma média de 32 anos de atuação no Exército brasileiro.

Encontro de militares do exército
coronel

O que é necessário para ser um?

Existem duas possibilidades de ingresso por meio de concurso público para tornar-se um Coronel no Brasil. A primeira delas é pela Polícia Militar Estadual. Já a segunda forma é pelo Exército ou pela Aeronáutica. 

A primeira patente de soldado dará início à carreira militar, dentre os postos ocupados por Praças Graduados. Os candidatos terão o primeiro contato com as principais informações e futuras atividades exercidas ao longo da carreira militar. 

É preciso disciplina para ultrapassar 32 anos de carreira militar e chegar na patente de Coronel. Será exigido cursos de formação e principalmente habilidades estratégicas, que serão utilizadas para construir planejamentos futuros, comandar unidades militares e estreitar relações diplomáticas entre países parceiros do Exército brasileiro.  

Quanto ganha um?

Por ser um cargo de autoridade, que exige muito conhecimento e experiência em diversas áreas do Exército nacional e internacional, o soldo militar pode chegar a R$ 11.451,00.

Quer ter uma carreira de prestígio e que oferece estabilidade financeira? O Estratégia Militares disponibiliza as principais ferramentas para você atingir o seu objetivo. 

Além de cursos preparatórios, são realizados simulados gratuitos com frequência para testar os seus conhecimentos e ajudar você na preparação para os concursos militares mais concorridos do Brasil. 

Clique no botão abaixo para inscrever-se e ficar por dentro das novidades do mundo militar!

Banner Estratégia Militares
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também
Médico da Marinha
Leia mais

Médico da Marinha: tudo sobre!

Quer se tornar um militar Médico da Marinha do Brasil? Então, confira o artigo que o Estratégia Militares…