Cursos do Exército por biomas: selva, caatinga e pantanal

Cursos do Exército por biomas: selva, caatinga e pantanal

Quer ingressar em um dos melhores cursos de guerra na selva do mundo e fazer parte da tropa que protege a Mata Atlântica? Nesse texto, o Estratégia Militares explica tudo sobre os cursos oferecidos pelo Exército Brasileiro para atuação especializada do militar nos principais biomas do Brasil.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Cursos especializados do exército e suas tropas especiais

O Brasil possui um território continental com diversas especificidades e, para garantir a segurança e controle de toda essa área, conta com a atuação das Forças Armadas em todo território nacional. 

A fim de atuar de forma precisa e conseguir tirar proveito do ambiente em que opera, o Exército Brasileiro capacita militares, para atuarem nos principais biomas do país e em situações extremas características desses biomas, por meio de cursos operacionais.

Curso de guerra na selva

O curso de Guerra na Selva ocorre no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), sediado em Manaus, e é responsável por formar militares de diversas forças – nacionais e internacionais – que estarão aptos a atuar não apenas ocupando, mas defendendo a maior floresta do mundo. 

O curso, que é considerado um dos melhores do mundo, tem a duração de 10 a 12 semanas e expõe os alunos a condições extremas em um ambiente totalmente hostil. Uma das principais dificuldades, principalmente para estrangeiros, é o clima muito quente e úmido. 

Além disso, sendo um ambiente com uma das maiores biodiversidades do mundo, conta com a presença de vários animais perigosos, como: insetos transmissores de doenças endêmicas, aranhas e cobras venenosas.

Equipamento do Exército para selva

São disponibilizados alguns equipamentos para o pelotão de selva atuar de forma mais segura e eficaz. Segue alguns deles:

  • OVN: óculos de visão noturna;
  • Espingarda (calibre 12): Arma de menor calibre para proteção da tropa de um eventual animal perigoso ou atingir um alvo próximo;
  • Fuzil IA2; e
  • Kit de sobrevivência: caso militar se perca ou tenha necessidade de passar longo período isolado. Possui vela; isqueiro; anzol; kit de manutenção do armamento, kit de costura e material de primeiros socorros

Uniforme da tropa especializada selva

O uniforme dessa tropa conta com algumas características únicas dentro do Exército Brasileiro. Além do Chapéu Bandeirante, que oferece proteção contra espinhos e proporciona melhor visualização na mata, há um outro importante símbolo relacionado aos guerreiros de selva: o facão. 

O facão dos guerreiros de selva é entregue em uma cerimônia e traz consigo um grande significado para esses guerreiros. Possui cor preta e carrega o distintivo do CIGS. 

Importância do bioma da selva amazônica para soberania nacional

Além de representar 48% do território brasileiro, a Amazônia é a maior floresta do mundo e conta com a maior biodiversidade do planeta. Apresenta muitas riquezas naturais únicas no mundo e, por isso, muito disputadas.

Conta com a maior bacia hidrográfica do país, detentora do maior potencial hidrelétrico nacional. Ainda conta com uma grande reserva de petróleo e gás natural que, em sua maioria, nem foram explorados.

Devido ao seu valor para o Brasil e para o mundo, é muito importante que o país tenha militares capacitados para atuar no terreno específico da selva amazônica.

Curso de operações na Caatinga

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. O Exército conta com uma preparação específica para os militares que desejam se qualificar para a atuação militar na caatinga.

O estágio de adaptação e operação na caatinga tem duração de 2 semanas e é ministrado pelo Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC). 

A caatinga apresenta um cenário desafiador: um clima seco com sensação térmica que chega a atingir os 40°, bem como um solo árido e pedregoso, onde nasce uma vegetação hostil e muito espinhenta. 

Além disso, o sertão possui severa escassez de água, por chover raramente. Por essa razão, esses militares usam alguns dos cactos encontrados nessa vegetação para saciarem sua sede. Um exemplo de cacto muito utilizado é a coroa de frade.

Equipamento para operações na Caatinga

Os militares que atuam na caatinga contam com equipamentos que ajudam na atuação da tropa nesse ambiente inóspito. Os principais são:

  • Fuzil IA2;
  • Metralhadora FN MAG;
  • ALAC – Arma leve anticarro; e
  • Óculos de visão noturna NVG. 

Uniforme da caatinga

A farda dos militares que atuam na caatinga são totalmente projetadas para esse ambiente e têm uma cor diferenciada em comparação ao famoso verde-oliva do Exército Brasileiro. Suas características principais são:

  • Uniforme na cor caqui: apresenta reforço em couro nos braços, pernas e peito;
  • Luvas de couro: abrir caminho na região de forma mais segura;
  • Gorro beija santo: possui aba alongada para proteger do sol; e
  • Coturno: também na cor caqui, é mais resistente do que o preto e absorve menos calor. 

Curso de operações no pantanal

O pantanal encontra-se na região centro-oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É considerada uma das maiores áreas de planície alagada contínua do mundo. 

O Estágio de Operações no Pantanal (EOPAN) ocorre duas vezes por ano, tem duração de cinco semanas e é dividido em três fases:

Pantanal - planície alagada

1ª) Vida no pantanal: são ensinadas técnicas de sobrevivência no pantanal;
2ª) Técnicas especiais:  técnicas de infiltração, tiro, orientação; e
3ª) Operações no pantanal: emprega-se todos os conhecimentos já aprendidos e há aplicação da doutrina de operação no pantanal.

Os oficiais fazem o curso no primeiro semestre, enquanto que os sargentos o realizam na segunda metade do ano. Os dois cursos possuem as mesmas características.

A principal habilidade que o militar precisa ter para lograr êxito no curso é a natação. É fundamental que o militar consiga se deslocar com facilidade na água, com todo seu equipamento, já que regiões alagadas são a principal característica do local. Insetos, mata e calor são outras dificuldades encontradas nesse bioma. 

Equipamento guerra para operações no pantanal

Além de contar com os já citados armamentos, as operações no pantanal contam com um diferencial comparado aos demais biomas. É comum no pantanal a utilização de aeronaves e embarcações, devido a maior parte do local ficar alagada. 

As Lanchas Guardian são um exemplo de equipamento essencial utilizado nesse bioma. Possui ótima estabilidade e navegam bem em águas rasas, com muita rapidez. 

Uniforme da tropa especializada no pantanal

Não é utilizado nenhum tipo de farda específica para esse bioma. Porém, os membros da tropa possuem o facão do guerreiro pantanal como um símbolo. Esse facão possui na ponta de seu cabo a imagem de um jacaré, que é outro símbolo para esses militares, além de ser um animal característico do bioma.

A importância das tropas especializadas brasileiras 

É fundamental que o Brasil tenha tropas especializadas para atuar de forma precisa e eficaz nas mais diversas localidades do país, observando suas peculiaridades.

Os guerreiros de selva têm uma atuação fundamental nas fronteiras. Eles combatem diariamente traficantes que tentam entrar com drogas em nosso país. Além disso, fiscalizam uma área de muita cobiça internacional. 

Esses guerreiros estão prontos para garantir a soberania nacional onde quer que estejam e independente das adversidades apresentadas no local.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cursos que o Exército oferece? Acompanhe nosso blog para mais informações e curiosidades do mundo militar. Se você tem o sonho de ingressar em um desses cursos, não deixe de conferir os cursos preparatórios do Estratégia Militares! Clique no banner abaixo para saber mais. 

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também