E aí, guerreiro? Seu sonho é se tornar um Sargento de carreira do Exército Brasileiro? O Estratégia Militares preparou um artigo que te conta tudo sobre a carreira de Sargento e sobre o concurso da ESA, que é o maior concurso de carreiras militares do Brasil, recebendo anualmente mais de 100 mil inscritos!

O que é a ESA? 

A Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada em Três Corações (MG), é uma escola de formação de nível superior (tecnólogo) que forma os Sargentos de carreira para o Exército Brasileiro. A ESA também é a responsável pelo concurso de admissão. 

O primeiro ano do Curso de Formação de Sargentos (CFS), após a aprovação no concurso, é composto por um Período Básico realizado em alguma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs). 

O ingresso na Escola de Sargentos das Armas ocorre no segundo ano do CFS. Ao final do primeiro ano de formação, o aluno escolhe alguma das seguintes armas ofertadas na ESA: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia ou Comunicações. 

A escolha da Arma ou Quadro pelos alunos após o período básico é feita de acordo com a ordem de classificação crescente obtida pelos alunos nas diversas avaliações do período básico.

Além do aluno poder escolher algum dos cursos na ESA, ele também pode optar por ser um Sargento de Logística, se escolher algum curso da EsSLog, ou até mesmo um Sargento de Aviação, com a realização de seu segundo ano de formação no CIAVEx.  

EsSLog

A Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é a responsável por formar Sargentos de Logística, de Música e de Saúde para o Exército Brasileiro. 

O ingresso na EsSLog também ocorre após o Período Básico e o aluno pode optar pelos seguintes cursos de logística:

  • Intendência;
  • Topografia;
  • Material Bélico – Armamento;
  • Material Bélico – Mecânico Operador;
  • Material Bélico – Manutenção de Viaturas Blindadas; e 
  • Manutenção de Comunicações.

Além desses, o aluno também pode realizar o curso de Músico ou de Saúde, porém essa escolha não é feita após o período básico e sim no momento da inscrição do concurso. 

CIAVEx

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx), localizado em Taubaté – SP, é o responsável por formar Sargentos Mecânicos de Aeronaves para o Exército Brasileiro. O ingresso, assim como nas demais Escolas, ocorre após o período básico. 

Como ingressar?

O ingresso para se tornar Sargento de carreira do Exército Brasileiro ocorre por meio do concurso da ESA realizado anualmente em todo território nacional. Após a aprovação em todas as etapas do certame, o candidato se torna aluno. 

No Período Básico, os alunos se adaptam à vida militar em uma rotina intensa de muita instrução, atividades físicas, aulas, campos. No segundo ano, ocorre o período de qualificação e esses alunos poderão escolher uma das 3 instituições para realizarem sua especialização: ESA, ESsLOG ou CIAVEx, a depender da sua classificação no Período Básico e sua vontade.

Requisitos

Para o ingresso no CFS, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos do concurso de admissão:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir CPF;
  • Ter concluído o Ensino Médio, ou estar cursando o último ano, no ano de realização do concurso;
  • Possuir no mínimo 17 e no máximo 24 anos para a área Geral e Aviação, no ano da matrícula; 
  • Possuir no mínimo 17 e no máximo 26 anos para a área de Música e Saúde, no ano da matrícula; 
  • Estar em dia com as obrigações Eleitorais e do Serviço Militar;
  • Altura mínima de 1,60 metros para os homens e 1,57 metros para as mulheres;
  • Possuir idoneidade moral;
  • Possuir certificado de conclusão do Curso Técnico de Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), para os candidatos da área de Saúde; e
  • Comprovar que possui capacidade para executar partituras com instrumento musical escolhido, para os candidatos da área de Música.

Concurso ESA

O concurso para se tornar um Sargento do Exército Brasileiro é realizado anualmente para ambos os sexos, com cerca de 1100 vagas, sendo: 100 para o feminino na área Geral e Aviação, 45 para área de Músico, 55 para área de Saúde e 900 para o masculino na área Geral e Aviação.

Concurso ESA

Após a inscrição, ocorre o exame intelectual, com duração de 4 horas, composto por uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva possui a seguinte estrutura:

  • Língua Portuguesa e Literatura: 14 questões para a área geral e 10 questões para a área de Músico e de Saúde;
  • Matemática: 14 questões para a área geral e 10 questões para a área de Músico e de Saúde;
  • História e Geografia: 6 questões de cada disciplina para a área geral e 4 questões de cada disciplina para a área de Músico e de Saúde;
  • Inglês: 10 questões em todas as provas;
  • Teoria Musical: 12 questões (Somente para a área de Músico); e
  • Conhecimentos Específicos de Enfermagem: 12 questões (Somente para a área de Saúde).

Os candidatos da área de Música, após a classificação no Exame Intelectual, realizam o Exame de Habilitação Musical (EHM), onde podem escolher dois naipes de instrumentos. 

Vale ressaltar que os candidatos concorrem com seus próprios instrumentos. Se forem aprovados nessa etapa, avançam para a próxima. 

Após a aprovação dentro do número de vagas, todos os candidatos realizam uma Inspeção de Saúde, em que fazem uma bateria de exames com índices pré-estabelecidos no Edital. 

A última etapa eliminatória do concurso é o Exame de Aptidão Física (EAF), na qual os candidatos realizam exercícios com índices mínimos pré-estabelecidos no edital:

  • Corrida de 12 minutos: 2450 metros para o sexo masculino e 2100 metros para o sexo feminino;
  • Flexão naBarra fixa: 3 repetições para o sexo masculino e 1 repetição para o sexo feminino;
  • Abdominal supra: 30 repetições para o sexo masculino e 27 repetições para o sexo feminino; e
  • Flexão de braços sobre solo: 21 repetições para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino.

Cursos ESA 

Desde a inscrição no concurso, os candidatos são divididos em três Áreas: Geral e Aviação, Músico e Saúde. Essa escolha no momento da inscrição implica no local onde o aluno faz seu segundo ano de formação (ESA, EsSLOG ou CIAVEx).

Geral/Aviação

A Área Geral e Aviação é responsável pela grande maioria dos inscritos no concurso. A escolha dessa área, no momento da inscrição, possibilita aos aprovados escolherem todos os cursos da ESA, todos os cursos de logística da EsSLOG e o curso de Mecânico de Aeronaves do CIAVEx. 

Essa área não exige nenhuma formação específica ou habilidade específica do candidato, apenas o Nível Médio.

Música

Os candidatos que optarem pela área de Música no momento da inscrição e forem aprovados no concurso terão o período básico comum a todas as áreas e após esse primeiro ano, seguem para EsSLOG para realizarem o curso de Músico. 

Essa área exige do candidato habilidade específica em algum dos instrumentos musicais descritos no edital, além do Ensino Médio completo. Tal habilidade deve ser comprovada após a aprovação no Exame Intelectual.  

Saúde

Os candidatos da área de Saúde, após o período básico, também ingressam na EsSLOG a fim de realizarem o período de qualificação e, após a conclusão, ingressarem no quadro de Saúde do Exército Brasileiro.

A área de Saúde exige Curso Técnico de Enfermagem que deve ser comprovado na data da matrícula no curso de formação.  

Qual a carreira do Sargento da ESA?

A carreira de quem for aprovado no Concurso da ESA proporciona diversas oportunidades e vantagens. Após a conclusão do curso de formação, o militar é declarado 3° Sargento do Exército Brasileiro e escolhe qual das diversas organizações militares do Brasil ele quer servir. Essa escolha obedece uma classificação crescente obtida no Curso de Formação. 

Sargento do Exército Brasileiro

Após a escolha, há diversos cursos de aperfeiçoamento disponíveis para os Sargentos realizarem, como: Curso de Ações Comando, Forças Especiais, Estágio Caatinga entre outros. 

O regulamento prevê que esses sargentos podem atingir o posto máximo de Capitão do Exército Brasileiro. 

Qual o salário de um Sargento do Exército? 

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo no valor de R$1150,00 aproximadamente. Após formado, um 3° Sargento do Exército Brasileiro terá direito a um salário líquido de R$4800,00 aproximadamente, a depender de onde está servindo ou se tem algum curso operacional. 

Em todas as transferências de quartel do militar, o sargento recebe uma bonificação em dinheiro de acordo com a distância entre os quartéis. Essa bonificação também é paga para o militar que acabou de sair do curso de formação e o valor é calculado de acordo com a distância entre o quartel escolhido e a escola em que o militar realizou o Período de Qualificação.

Além disso, o militar pode receber mais por servir em localidades especiais, como os batalhões de fronteira. 

Gostou de conhecer sobre o maior concurso das carreiras militares no Brasil? Se seu sonho é ser aprovado neste concurso, prepare-se desde já! O Estratégia Militares oferece cursos preparatórios para os principais concursos militares do Brasil. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!

Você pode gostar também