Você quer saber quais são as características das Forças Armadas do Brasil e o que as diferenciam das Forças Auxiliares? Neste artigo, o Estratégia Militares traz essas informações e compartilha com você quais as maneiras de ingressar em cada uma dessas instituições. Acompanhe e descubra! 

O que são as Forças Armadas? 

Com o intuito de manter a ordem necessária para o cumprimento da lei e defesa da pátria foram criadas as Forças Armadas.

Uma das primeiras ações de Dom Pedro l foi a criação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte, cuja herdeira atual é a PMERJ. Sua origem está relacionada à chegada da família real em 1808, fato que tornou o Rio de Janeiro um polo atrativo, por isso a necessidade de aprimorar o setor de segurança.

Atualmente, as Forças Armadas têm diversas funções. Mas para saber o que elas são é preciso saber diferenciá-las das Forças Auxiliares. Confira!

Forças ArmadasForças Auxiliares
Marinha, Exército e Força AéreaPolícia Militar e Bombeiros Militares
Forças federais subordinadas ao Ministério da Defesa.Forças estaduais e distritais que se subordinam ao Governo do Estado.

A principal missão das Forças Armadas é preparar as tropas para a defesa da nação, seja em guerra ou em tempos de paz. Sempre prontos para atuar quando preciso for!

Além disso, o Exército, a Força Aérea e a Marinha são responsáveis pela atuação em diversos setores da sociedade, contribuindo ativamente em projetos voltados à proteção e à manutenção da vida do cidadão. A título de exemplo:

  • Transposição de água;  
  • Construção de rodovias e pontes; 
  • Campanhas de distribuição de roupas e alimentos; 
  • Campanha de vacinação; e
  • Busca e salvamento de pessoas desaparecidas.

Por sua vez, as Forças Auxiliares também contribuem intensamente para o bem coletivo da sociedade. A Polícia Militar atua na defesa da lei e na proteção do cidadão, agindo diariamente nas chamadas missões reais, que envolvem o perigo iminente de cada dia.

Somado a isso, os Bombeiros Militares, muito além de lutar contra os incêndios, escalam construções, entram em crateras, manobram em meio aos escombros e atuam em desastres de níveis catastróficos como os casos de Mariana e Brumadinho, salvando milhares de vidas que, sem eles, estariam perdidas.

Exército Brasileiro

Sua origem remonta à Batalha de Guararapes, em que ocorreu a união das três principais etnias ㅡ brancos, pretos e indígenas se unificaram em defesa de um objetivo em comum: expulsar as forças inimigas e retomar o controle. 

Desde então, o Exército de Caxias atua na defesa das fronteiras terrestres do Brasil. Impedindo que ocorram invasões, desmatamentos e tráficos de riquezas naturais, como vegetação, minerais metálicos e animais endêmicos. 

A formação dos seus integrantes ocorre principalmente pela ESA, EsPCEx e pelo IME. Além disso, o Exército Brasileiro é a instituição que mais contribui, dentre as Forças Armadas, no cumprimento da Lei de Serviço Militar. Atuando, assim, fortemente no civismo e na construção da noção de cidadania.

Força Aérea Brasileira 

A Força Aérea destaca-se pelo seu alto padrão de excelência e é reconhecida pelo tratamento diferenciado que destina aos seus integrantes.

Além de atuar na defesa do espaço aéreo do Brasil, contribui também com uma vasta produção de conhecimento no meio científico. Um dos maiores exemplos dos frutos de sua formação de excelência é que o primeiro e único astronauta brasileiro, Marcos Pontes, estudou na AFA e no ITA

As formas de ingresso mais conhecidas nessa instituição ocorrem pelos concursos da EPCAR, EEAR, EAGS, AFA e ITA.

Marinha do Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais e isso se reflete também na vasta área marítima que é subordinada à defesa da Marinha do Brasil

Desse modo, a função principal da Marinha Brasileira é garantir a defesa da pátria, resguardando seus mares territoriais e aqueles que neles navegam. 

As maneiras mais conhecidas de ingresso nessa renomada instituição ocorrem pelos concursos do Colégio Naval, CFN, EAM e Escola Naval

Forças Armadas: unidade militar

Agora que você já sabe tudo sobre as Forças Armadas, vejamos como é feita a organização interna dessas instituições. Acompanhe e entenda!

Unidade militarEfetivoHierarquia
BatalhãoEfetivo de 3 Companhias, possuindo cerca de 500 a 1000 integrantes.O Batalhão comanda as Companhias.
CompanhiaPossui o efetivo de 3 Pelotões.As Companhias subordinam-se ao Batalhão e comandam os Pelotões.
PelotãoTem um efetivo de aproximadamente 50 militares.Nessa escala, o Pelotão é o de menor nível hierárquico.

Por fim, vale ressaltar que se você tem o objetivo de ser militar, mas ultrapassou o limite de idade para ingressar nas Forças Armadas, esse não é o fim do seu sonho. Além dos concursos para a área de saúde e áreas de formação superior, as Forças Auxiliares também são uma excelente opção.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog e fique por dentro de todas as novidades do universo militar. Além disso, aproveite para conhecer todos os cursos preparatórios que o Estratégia Militares oferece. Com eles, você fica mais perto de conquistar uma vaga na instituição que deseja. Não perca tempo, clique no banner abaixo e confira! 

Forças Armadas Estratégia Militares
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também