Você tem o interesse de aprofundar-se no montanhismo militar? Neste artigo, o Estratégia Militares preparou tudo sobre o Guia de Cordada, uma das funções mais importantes do combate na montanha. Acompanhe e descubra!

O que é Guia de Cordada?

O Guia de Cordada é o militar que permite o acesso a áreas íngremes e montanhosas, por meio do estabelecimento de rotas que facilitam o avanço das tropas em caminhos de difícil acesso.

Somado a isso, esse militar também possui capacitação para escaladas livres e com equipamentos, além de realizar reconhecimento e levantamentos de dados de interesse da operação.

Veja quais os estágios e cursos de Montanha no Exército Brasileiro:

Cursos e EstágiosDuração
Curso Avançado de Montanhismo10 semanas
Curso Básico de Montanhismo6 semanas
Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada 2 semanas 
Estágio Básico de Combatente de Montanha5 dias

Pensando em facilitar o seu entendimento, preparamos uma definição resumida relativa à função de cada curso. Confira!

  • Estágio Básico de Combatente de Montanha: voltado para adaptação dos que não possuem habilitação na área de montanha;
  • Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada: destinado aos cabos e soldados que almejam se tornar auxiliares de Guia de Cordada;
  • Curso Básico de Montanhismo: forma Guias de Cordada; e
  • Curso Avançado de Montanhismo: forma Guias de Montanha.

Como funciona o Curso de Guia de Cordada?

O curso é ministrado pelo Exército Brasileiro e é o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha o responsável por preparar os futuros especialistas em Montanha.

Durante a formação do Guia de Cordada, são ministradas diversas disciplinas que capacitarão o militar em sua futura atividade. São elas:

  • Relevo, Clima e Altitude;
  • Equipamento e vestuário;
  • Busca e Salvamento;
  • Nós e amarrações;
  • Técnica de escalada livre e com equipamento; e
  • Marchas e estacionamentos em áreas montanhosas.

Quem pode fazer o curso?

Primeiramente, o curso é voltado para os quadros de oficiais e de sargentos. Além disso, para ser um Guia de Cordada militar é necessário que antes seja feito o Estágio Básico de Combatente de Montanha

Depois, o militar deve passar pelo Curso Básico de Montanha, o qual é ministrado pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha por meio do Centro de Instrução de Operações em Montanha, sediado em São João Del Rei (MG). 

O curso pode ser realizado por militares de ambos os sexos e as vagas são destinadas para todas as Forças militares, com foco para os do Exército.

Abaixo segue a ordem de prioridade das vagas:

  1. Militares que residam na localidade onde o curso é ministrado;
  2. Militares recém-formados na ESA e na ESPCEX
  3. Militares das demais Forças Armadas; e
  4. Militares das Forças Auxiliares.

Por fim, vale ressaltar que no ano de 2020 houve um acontecimento histórico nas Forças Armadas: a formação da primeira Sargento de carreira Guia de Cordada. A 3º Sargento Lara ingressou nas fileiras do Exército de Caxias no ano de 2018, pelo concurso da ESA, e concluiu sua formação pela EsSLog.

PARA FRENTE E PARA O ALTO!

(Lema do militar de montanha)

Agora que você já sabe tudo sobre Guia de Cordada, continue acompanhando o blog do Estratégia Militares e fique por dentro de tudo o que há de melhor sobre o mundo militar. Assim, guiaremos você até a sua aprovação! Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

Banner Estratégia Militares

Texto: Jared Pereira

0 Shares:
Você pode gostar também