Infantaria de Montanha: o que é, histórico, cursos e mais!

Infantaria de Montanha: o que é, histórico, cursos e mais!

Seu sonho é ter a honra de colocar a boina cinza e servir em alguma unidade de Infantaria de Montanha? O Estratégia Militares trouxe um artigo que te conta tudo sobre a Infantaria especializada na atuação em montanhas!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é a Infantaria de Montanha?

A Infantaria é uma Arma cujo principal elemento é o soldado infante, por isso é considerada uma das mais antigas. Desde os primeiros registros históricos de guerra, a Infantaria sempre esteve presente. 

A princípio, sua posição na batalha é a linha de frente e essa arma é responsável por avançar e conquistar o território inimigo. No caso da tropa ser atacada, também é a responsável por realizar o contra-ataque. 

Com a evolução das guerras, o avanço da tecnologia e o aumento da complexibilidade das batalhas, a Infantaria ganhou cada vez mais atribuições e criou várias ramificações para atender de maneira especializada as demandas exigidas nos confrontos.

Uma das ramificações da Infantaria é a Infantaria de Montanha, que foi criada para atuar em operações de maneira especializada em ambientes montanhosos. Nesses cenários, na maioria das vezes, não há a possibilidade de caminhões, carros e blindados circularem, ou seja, o transporte é todo feito a pé. 

Em várias situações, os militares precisam realizar escaladas em rochas de diversos tamanhos e transpor obstáculos.  Para essa atuação, contam com uniforme diferenciado. Além da boina cinza, esses militares vestem uma farda de tecido impermeável e botas especiais, para evitar escorregamentos. 

O principal lema da Infantaria de Montanha está na seguinte frase: “Para frente e para o alto”.

Histórico da Infantaria de Montanha

A Infantaria de Montanha no Brasil tem como principal representante o 11° Batalhão de Infantaria de Montanha. Criado em 1888, é responsável não só pelas missões em montanhas, mas também por ministrar cursos e estágios de montanha. 

Infantaria de Montanha

O 11° Batalhão de Infantaria de Montanha teve grande destaque nacionalmente, pois conteve algumas revoltas ocorridas no Brasil no século passado, como: Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, entre outras. 

Já no cenário internacional, esse Batalhão teve grande importância para o Brasil na 2ª Guerra Mundial. Ele integrava a Força Expedicionária Brasileira e teve participação decisiva na Batalha de Montese, ocorrida em abril de 1945. A cidade de Montese pertence à Itália e possui relevo bem montanhoso, o que explica a brilhante atuação dessa tropa especializada. 

Além disso, os militares do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha tiveram participação em missões de paz no exterior.

Cursos da Infantaria de Montanha

Por se tratar de uma atuação altamente especializada, a Infantaria de Montanha possui cursos e estágios específicos para militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Forças Auxiliares. Esses cursos tem o intuito de preparar os militares para  desempenharem seu papel de maneira segura e eficiente. 

Após a realização do curso, os militares conquistam o tão sonhado brevê de Montanha.

Estágio Básico do Combatente de Montanha 

O Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM) tem como objetivo preparar seus alunos para a função de Escalador Militar. Esses militares se tornam capazes de transpor obstáculos horizontais e verticais com o auxílio de equipamentos. A duração média do estágio é de 5 dias. 

Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada 

O Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada (EAGC) é destinado a militares que podem desempenhar a função de Auxiliar de Guia de Cordada. Esse militar será capaz de fazer escaladas, criar rotas, guiar a tropa, realizar atividades de resgate e auto resgate. O estágio tem a duração prevista de 2 semanas. 

O termo “Cordada” diz respeito a um grupo de montanhistas ligados por uma corda. 

Curso Básico de Montanhismo

O Curso Básico de Montanhismo (CBM) habilita Oficiais e Sargentos para se tornarem Guias de Cordada. Os militares que concluírem o curso serão capazes de equipar rotas, guiar a tropa, realizar resgates e auto resgate, bem como participar de operações no Ambiente operacional de montanha. O curso tem a duração prevista de 6 semanas. 

Curso Avançado de Montanhismo

O Curso Avançado de Montanhismo (CAM) tem como objetivo habilitar Oficiais e Sargentos para se tornarem Guias de Montanha e, nessa função, conduzirem Operações Militares em ambiente de Montanha, bem como assessorar o Comando nessas operações. Esse curso possui a duração ideal de 10 semanas. 

Importância da Infantaria de Montanha

Essa tropa possui grande importância para a Corporação, pois é capaz de enfrentar diversos desafios, como:

  • Temperatura: em ambientes montanhosos de elevada altitude, a temperatura pode variar e atingir medições abaixo de 0° Celsius; 
  • Altitude: enfrentar a altitude é um grande desafio que muitas pessoas não conseguem, por conta do ar rarefeito; 
  • Biomas: essa tropa é capaz de atuar em diversos biomas onde existem montanhas; e
  • Relevo: o relevo é um grande complicador para esses infantes, já que as rochas são escorregadias e as rotas são bem estreitas, ou seja, há elevado risco de escorregamento e torção.

Ser capaz de enfrentar tudo isso e se deslocar de maneira eficiente em montanhas é um fator decisivo em qualquer batalha, pois o que há de mais importante nesses confrontos é o posicionamento, que para esses militares é algo privilegiado. 

E aí, guerreiro? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Infantaria de Montanha? Se seu sonho é fazer parte dessa tropa, conte com o Estratégia Militares na sua preparação. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!

EM - Banco de Questões

Veja também

Você pode gostar também