E aí, guerreiro? Quer conhecer a história da Infantaria Motorizada e como ela opera? Neste artigo, o Estratégia Militares te conta tudo sobre a Infantaria responsável por mudar o cenário de várias batalhas na 2ª Guerra Mundial. 

O que é a Infantaria Motorizada?

A Infantaria é uma das Armas mais antigas, já que não requer muitos equipamentos para atuação na guerra. O principal elemento da Infantaria são os soldados que, nas batalhas, são os responsáveis por ficar na linha de frente, ou seja, no combate armado direto. 

Sua função na guerra é conquistar e manter o território conquistado. Manter esse território significa impedir que o inimigo o recupere, porém, caso aconteça, essa tropa será a responsável por contra atacar o adversário. 

Com o passar dos séculos e da evolução das guerras, a Infantaria Motorizada surgiu como uma inovação dentro da Arma de Infantaria. A Infantaria Motorizada é a Infantaria que avança no terreno embarcada em caminhões ou em outros veículos. 

A principal vantagem da Infantaria Motorizada é a velocidade com que avança no terreno e o menor desgaste físico da tropa. Vale ressaltar que os veículos utilizados não contam com toda a blindagem de um tanque de guerra. 

História da Infantaria Motorizada 

A Infantaria Motorizada ganhou notoriedade na 2ª Guerra Mundial. As guerras, até essa época, tinham uma característica mais estática, ou seja, sem muita mobilidade. Percebendo isso, o Exército Alemão começou a utilizar caminhões e outros veículos para o transporte de alguns infantes. 

Essa inovação feita pelos Alemães fez com que eles ganhassem mais velocidade no deslocamento e que a tropa chegasse muito mais descansada ao território inimigo. 

Essa característica Alemã rendeu algumas vitórias importantes no início da 2ª Guerra Mundial, com destaque para a rápida vitória contra o poderoso Exército Francês. 

Porém, após os Aliados perceberem essa característica do Exército Alemão, também começaram a fazer uso da Infantaria Motorizada. Os Estados Unidos, aproveitando-se da sua grande capacidade industrial, começou a produzir muitos caminhões para que os Aliados pudessem reagir na guerra. 

No decorrer do conflito, cerca de 20% de toda a Infantaria já operava de forma motorizada, o que fez muita diferença nas batalhas. 

Qual é a função da Infantaria Motorizada

Esses Infantes tem como principal objetivo nas guerras destruir ou capturar a tropa adversária, ou, em um cenário mais defensivo, contra atacar a tropa inimiga. No caso defensivo, o uso prioritário é o da Infantaria leve. 

Infantaria Motorizada

Uma característica importante é a alta capacidade de adaptação desta tropa, independentemente do terreno ou condições climáticas. 

Principais missões da Infantaria Motorizada  

Além dessa atuação em situações de guerra, essa tropa tem outras várias atribuições e realiza diversas missões atualmente:

  • Atua em situações de garantia da lei e da ordem, em manifestações pelo Brasil;
  • Seus Batalhões realizam a formação de Oficiais e Sargentos, com ênfase no ensino dessa técnica de combate;
  • Podem atuar pela defesa civil em situações de calamidade pública; e
  • Ajudam a melhorar e manter a imagem da força.

Saiba mais sobre a Infantaria Motorizada

Além de toda sua história e missões, é importante saber como servir em alguma de suas diversas unidades espalhadas pelo Brasil.

Como servir em uma unidade de Infantaria Motorizada

diversas maneiras do militar servir em alguma das diversas unidades existentes no Brasil, sendo ele um militar de carreira ou temporário. 

A princípio, vale ressaltar que algumas dessas unidades também são responsáveis por cursos de formação, seja de Sargentos (concurso ESA) ou de Oficiais. Como exemplo, temos o 41° Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Jataí (GO).

O militar oriundo do Alistamento Militar conta com o fator sorte, pois esse soldado dependerá da designação (vontade da Força) para alguma dessas unidades. 

Já para os militares de carreira, fica mais fácil servir em alguma dessas unidades, visto que basta esse militar requerer a transferência para algum desses batalhões, após sair do curso de formação ou quando quiser realizar alguma outra transferência durante sua carreira. 

Canção da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada

Grupamento de Unidades Escola
Tens na paz a mais nobre missão
Preparar aguerridos Soldados
P’ra mais sérias refregas de ação
Toda vez que o perigo ameace
Nossa jovem e pujante nação
É preciso encontrar-te de pé
Como esteio de honra e de fé
Sempre atento estará GUEs (duas vezes)
Pelas matas e campos floridos
Em jornada de austera instrução
Desprezando os perigos de morte
Teu pensar será sempre voltado
Prá grandeza de tua missão
Letra: Cel Campos de Aragão
Música: 2º Ten Luiz Paulo da Silva

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Infantaria Motorizada? Se seu sonho é servir em alguma dessas unidades sendo um militar de carreira, comece a se preparar  com o Estratégia Militares. Clique no banner abaixo e conheça o nosso Banco de Questões!

Estratégia Militares Banco de Questões - CTA
Você pode gostar também