Você certamente já ouviu falar do Internato Militar, mas já se perguntou como esse processo é realizado e qual é o seu objetivo? Neste artigo, o Estratégia Militares traz todas essas informações e compartilha as dicas fundamentais para que você obtenha êxito nessa etapa. Acompanhe e descubra! 

O que é Internato Militar?

O Internato Militar é um período extremamente útil para as instituições militares. Os novos integrantes ficam à disposição da Força de forma integral e, com isso, são submetidos a um intenso regime de preparação para a vida militar. 

Mais do que uma obrigatoriedade, o Internato Militar é um dos meios pelos quais o civil se torna militar, em que ele desapega de costumes que na vida pregressa tinha e cria hábitos sólidos que serão úteis para a vida toda.

Como funciona o Internato Militar?

Assim como ocorre no internato comum, os que participam desse sistema recebem benefícios, como alimentação, moradia e um lugar para permanecer durante o tempo de formação.

Além disso, no Internato Militar, os seus integrantes têm a obrigação de cumprir com alguns requisitos, tais como: seguir horários rígidos, sair somente nos finais de semana e manter seu fardamento, sua higiene e seu dormitório no padrão exigido. Caso não o cumpra, o militar receberá a devida punição. 

Desse modo, pode-se dizer que o Internato Militar tem a função de intensificar a vivência castrense dos seus integrantes para que sejam inseridos com mais ímpeto nessa vida, ensinando-os, sobretudo, a disciplina e o senso de dever que todo o militar deve possuir para vestir a farda. 

Qual é o tempo de duração?

O tempo de duração desse regime é variável. Enquanto em algumas formações tem a duração de semanas, em outras seu emprego é de anos.

Por exemplo, no Serviço Militar Obrigatório sua duração é de aproximadamente 3 semanas. Já nas instituições que formam os militares de carreira, como ESA, EEAR, EsPCEx, AFA e Escola Naval a formação militar é realizada integralmente nesse regime. Desse modo, a sua duração é estendida por anos.

O que levar para o Internato Militar?

As instruções que devem ser seguidas de forma rigorosa são esclarecidas em cada edital de convocação. Por isso, fique tranquilo!

No entanto, existem algumas recomendações básicas que facilitam esse período e que permitem que você tenha uma disponibilidade maior para se dedicar ao que realmente importa. São elas:

  • Cadeado e chave para guardar os seus materiais;
  • Cabides para organizar suas roupas;
  • Produtos para lavagem de roupas;
  • Produtos para higiene pessoal;
  • Ferro de passar roupa;
  • Elástico para prender embaixo da cama quando arrumá-la;
  • Lençol extra para colocar em cima da cama arrumada e não amassá-la;
  • Material básico de costura;
  • Bloco de anotações para as instruções; e
  • Levar pouca bagagem, com o intuito de otimizar o espaço utilizado.

Por fim, vale ressaltar que é por meio dessa experiência que o civil tem o primeiro contato com a vida militar, por isso existe a necessidade de intensificar esse período.

Valores como o patriotismo, civismo, amor à profissão, espírito de corpo e aprimoramento técnico-profissional são desenvolvidos ao longo dessa etapa. Desse modo, é evidente que o Internato Militar é e sempre será uma parte fundamental para o sucesso das missões das instituições militares.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo militar. Além disso, não deixe de conferir nossos cursos preparatórios. Com eles, você fica cada vez mais próximo de conquistar a aprovação na instituição dos seus sonhos! Não perca tempo, clique no banner abaixo e confira!

Banner Estratégia Militares

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também