Quadro Complementar: tudo sobre!

Quadro Complementar: tudo sobre!

Quer saber como funciona o Quadro Complementar nas Forças Armadas? Confira o artigo produzido pelo Estratégia Militares e saiba tudo sobre esse quadro fundamental para o sucesso das organizações militares! 

O que é o Quadro Complementar?

O Quadro Complementar é um importantíssimo aliado na configuração dos efetivos das Forças Armadas do Brasil. Em decorrência da constante evolução, é necessário atender a crescente demanda por oficiais especializados em diversas áreas que não são contempladas por escolas e centros de formação operacional.

Cada Força Armada possui formas distintas para o ingresso em seus quadros complementares e oferece um plano de carreira próprio, de acordo com as suas especificidades. Ainda assim, o objetivo do quadro complementar permanece firme, contribuindo decisivamente para o cumprimento das missões militares.

Quais os principais Quadros Complementares (QC)?

Todos os QC possuem relevante papel de apoio ao efetivo de Oficiais, em prol do cumprimento da missão constitucional da Força. 

Dentre os principais QC, destacam-se o Quadro Complementar de Oficiais do Exército (QCO) e os Quadros Complementares da Marinha: Oficiais da Armada (QC-CA); Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN); e Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM).

Quadro Complementar do Exército

O Quadro Complementar de Oficiais do Exército teve origem em 1988, na cidade de Salvador (BA), com a criação da EsAEx ㅡ Escola de Administração do Exército. Mais tarde, em 2011, a EsAEx foi denominada Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

O ingresso no QCO é por intermédio de concurso público anual, aberto a ambos os sexos. Para se tornar um Oficial do Quadro Complementar do Exército, é possível atuar efetivamente como oficial ou executar funções religiosas como Capelão Militar. Confira os requisitos abaixo:

REQUISITOSOFICIAIS DO QCCAPELÃES DO QC
Idade no ano da provaMáxima: 31 anosMínima: 29 anos
Máxima: 39 anos
Escolaridade na matrículaEnsino Superior na área pretendidaTeologia e atuar como Sacerdote ou Pastor 

O candidato aprovado é matriculado na EsFCEx no posto de Primeiro-Tenente R/2, ou seja, é equiparado ao temporário. Ao concluir o curso, o tenente-aluno é incluído no QCO no posto de Primeiro-Tenente da ativa. O plano de carreira possibilita promoções sucessivas até o posto de Coronel.

Priorizando uma formação adequada e eficaz, a EsFCEx, prepara o futuro oficial para o assessoramento de alto nível aos comandos das diversas organizações do Exército, situadas de norte a sul do Brasil. O ano escolar é dividido em duas fases principais: período de formação básica e o período da formação específica.

Na primeira fase escolar, que dura cerca de quinze semanas, todos os alunos são submetidos a um programa padrão de instrução e formação. Nesse período, ocorre a intensificação das instruções de caráter militar, com ênfase na ambientação e na capacitação operacional do oficial-aluno, independente de sua formação acadêmica.

Na fase final, ocorre a formação específica de acordo com a área de atuação individual. Durante dezessete semanas, o tenente-aluno desenvolve e aprimora as competências peculiares de seu futuro cargo. Em outras palavras, após o aluno ter sido ambientado à vida militar, é o momento de ser capacitado para atuar de forma eficiente como oficial do quadro complementar.

Quadro Complementar da Marinha

O ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais da Marinha é realizado por meio de concurso público para candidatos civis e militares que possuam graduação nas áreas de interesse da Marinha. Os aprovados são matriculados no Curso de Formação de Oficiais, na graduação de Guarda-Marinha.

O CFO é realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro, com a finalidade de preparar o aluno para os cargos e funções em Organizações Militares da Marinha (OM), de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço.

O Curso é constituído por um Período de Adaptação (PA) de, aproximadamente, 3 semanas e uma etapa curricular, compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos. Durante esse curso, o Guarda-Marinha receberá remuneração relativa a essa graduação, tendo o valor bruto de R$ 9.070,60.

Na fase final do Curso de Formação de Oficiais, o aluno realizará um Estágio de Aplicação (EA) visando a adaptação às peculiaridades da atividade naval, referentes ao desempenho profissional e à rotina militar. Esse estágio propicia, também, a avaliação da atuação do futuro oficial numa Organização Militar da Marinha.

Após a conclusão com aproveitamento do CFO, ocorre o ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais da Armada (QC-CA), de Oficiais de Fuzileiros Navais (QC-FN) e de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM). Os aprovados são nomeados ao oficialato no posto de Segundo-Tenente.

Os Oficiais oriundos do QC-CA, QC-FN e QC-IM são transferidos, respectivamente, para os Quadros de Oficiais da Armada, de Oficiais Fuzileiros Navais e Oficiais Intendentes da Marinha. Inclusive, podem atingir o posto de Almirante de Esquadra para o QC-CA e QC-FN, e Vice-Almirante para o QC-IM.

Por fim, para que você saiba quais são algumas das áreas de interesse de cada quadro complementar da Marinha, segue as prováveis vagas ㅡ variáveis de acordo com o edital de cada concurso público:

Vagas semelhantes ao QC-CA e QC-FN:

  1. Concentração em Eletrônica: Engenharias de: Computação, Controle e Automação, Telecomunicações, Elétrica, e Engenharia Eletrônica.
  2. Concentração em Máquinas: Engenharias de: Aeronáutica, Ambiental e Sanitária, Civil, Bioprocessos, Cartográfica e de Agrimensura, Controle e Automação, Fortificação e Construção, Minas, Petróleo, Produção, Elétrica, Mecânica de Veículos Militares, Metalúrgica, Naval, Nuclear, e Química.
  3. Concentração em Sistemas de Armas: Engenharias de: Computação, Controle e Automação, Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, e Mecânica de Armamentos.

Vagas específicas ao QC-FN:

  1. Concentração em Cartografia: Engenharias de Cartográfica e de Agrimensura.
     

Vagas específicas ao QC-IM:

  1. Administração;
  2. Ciências Contábeis; e
  3. Economia;

Gostou do texto? Então, continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você fica por dentro de tudo o que há de mais interessante na vida militar, além de receber dicas fundamentais para conquistar a tão sonhada aprovação. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

CTA - Militares

Você pode gostar também