Quer saber tudo sobre os Soldados? Neste artigo, o Estratégia Militares trouxe o que há de mais importante sobre esse militar, além de compartilhar diversas curiosidades que você só encontra aqui. Acompanhe e descubra!

O que são os Soldados?

O soldado é o militar que está no primeiro degrau da carreira das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares. No Brasil, o acesso inicial é por intermédio do serviço militar obrigatório na Marinha, no Exército ou na Força Aérea.

O cidadão recém-chegado da vida civil é inserido no meio militar na condição de “recruta” e, logo após o primeiro período de instrução básica, é considerado um soldado.

Visando a rápida e eficiente adaptação aos costumes e valores da vida militar, ao longo do ano de instrução, o novo integrante participa intensamente das atividades realizadas na organização militar. A rotina do soldado é rígida e tem início com a alvorada, às 6h, e se estende por todo o dia.

No período da manhã, após o café, o soldado participa da formatura geral da tropa. Esse evento reúne todos os integrantes da organização, no qual são transmitidas as ordens do comandante e dos comandos enquadrantes, e realizados exercícios de ordem unida, desfiles e canções militares.

Após a formatura, os soldados participam do Treinamento Físico Militar (TFM), com ênfase em corridas, barras, polichinelos, flexões, abdominais, treinamento em circuito, pista de transposição de obstáculos, pista de cordas, barras, dentre outros.

O TFM é um treinamento diário fundamental para a capacitação física, motora e mental dos soldados, contribuindo para que todos estejam em condições de enfrentar os desafios da profissão.

Na parte da tarde, após o almoço, o quadro de atividades é voltado essencialmente à instrução. Os soldados aprendem diversos assuntos militares, tanto da área administrativa quanto do campo operacional. Como exemplo, citam-se:

  • Direitos e deveres do soldado; 
  • Instruções de operações militares; e 
  • Manuseio de armamentos orgânicos da sua Força: fuzil, pistola, metralhadora, morteiro e canhão; dentre outros.

Por fim, mesmo após o expediente “normal”, que termina por volta das 17h, os soldados escalados para os serviços de plantão, de guarda, de patrulha, dentre outros, permanecerão na organização militar. 

Tipos de Soldados

Como já vimos, a maior parte dos efetivos militares é formada por soldados, os quais possuem formação muito semelhante na Marinha, no Exército e na Aeronáutica

Por esse motivo, é inquestionável a grande importância do papel que o soldado desempenha, por isso é fundamental que o soldado receba um elevado preparo técnico e operacional.

Dessa forma, os diversos tipos de soldados atuam em consonância com o emprego e as missões de suas “Armas” de origem de: Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Artilharia, entre outras.

Soldados da Infantaria

O Soldado da Infantaria, durante o período de formação, é instruído quanto à organização e ao emprego da Arma. Assim, após o término do período de qualificação estará capacitado para atuar de forma conjunta em diversas frações que possuem missões específicas e/ou especiais.

Resumidamente, o soldado da Infantaria estará apto para ser empregado de acordo com a sua qualificação específica e de acordo com as missões e especializações da Infantaria, tais como: Paraquedista, de Polícia do Exército, de Montanha, de Selva, de Caatinga, Leve, Mecanizada, Blindada, Motorizada, dentre outras.

Soldados da Cavalaria

O Soldado de Cavalaria, desde a sua chegada ao Exército, é instruído sobre as atividades tipicamente cavalarianas, participa de ações ofensivas e defensivas, aplicando suas características básicas: mobilidade, potência de fogo, ação de choque, proteção blindada e sistema de comunicações amplo e flexível.

Além da formação básica, o soldado é capacitado para atuar engajado numa operação de Cavalaria. Ao atingir os objetivos propostos, o soldado de cavalaria é empregado em ações da Cavalaria Mecanizada, Blindada, de Guarda, dentre outras.

Soldado da Artilharia

O Soldado formado na arma de Artilharia aprende as características do principal meio de apoio de fogo da Força terrestre. A formação é complexa e exige muita dedicação. Durante as instruções, o soldado tem contato e adestramento em canhões, obuses, foguetes ou mísseis, conforme a dotação da Organização.

Somente após a conclusão da meticulosa qualificação do novo soldado de Artilharia, ele estará em condições de contribuir na missão de apoio de fogo às armas bases, participando de uma das diversas seções que compõem os três ramos da Artilharia: de Campanha, Antiaérea e de Costa

Soldado da Engenharia

O Soldado de Engenharia é formado para atuar nos campos de combate e de construção, em tempos de guerra ou de paz. As instruções são desenvolvidas de acordo com a missão da Organização Militar em que esteja prestando o serviço militar. 

O novo soldado aprende sobre o apoio que a Engenharia de Combate presta às armas-base em tempos de guerra. Da mesma forma, é instruído e qualificado para atuar nas diversas missões da Engenharia de Construção, em tempos de paz, construindo estradas, ferrovias, pontes, barragens e inúmeras outras obras.

Curiosidades

O Dia do Soldado acontece na data do nascimento de um dos maiores representantes das Forças Armadas, Luís Alves de Lima e Silva. O Marechal Duque de Caxias, “O Pacificador”, nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e deixou sua marca na história do Brasil ao participar ativamente no controle de diversas revoltas. 

Os soldados, assim como os cabos, não seguem uma carreira militar. Prestam um serviço temporário de, no máximo, 8 anos e para se tornarem cabos, devem ingressar no Curso de Formação de Cabos (CFC).

Embora seja temporário, o soldado é a graduação que representa mais da metade do efetivo das Forças Armadas brasileiras. Isso ocorre devido à importância estratégica dessa graduação em empregos táticos militares.

Outra curiosidade está relacionada à missão de serviço que o militar presta à Força que ele pertence. Normalmente, o soldado que está de serviço atuará em pé por duas horas e terá descanso de quatro horas, e assim sucessivamente, até o término de seu serviço de escala.

Gostou do texto? Então continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você fica por dentro de tudo o que há de melhor na vida militar, além de receber dicas imprescindíveis para alcançar a tão sonhada aprovação. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

Banner Estratégia Militares
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também