Banner Artigo

Concurso Colégio Militar: calendário divulgado, inscrições a partir de 08/09

Data 10/08/2020

Categorias Exército

O Exército Brasileiro publicou na última sexta, dia 7 de agosto, o Calendário de avaliações e o conteúdo do Exame Intelectual do Concurso de Admissão 2021 dos Colégios Militares. Segundo o documento, o seletivo abrirá o período de inscrições entre os dias 8 de setembro e 2 de outubro. O Concurso seleciona candidatos para o 6º ano e para o 1º ano do Ensino Médio.

Neste ano, a taxa de inscrição foi fixada em R$ 95,00, porém os candidatos que estão dentro dos requisitos podem fazer os pedidos de isenção entre os dias 2 e 16 de setembro. As provas do Exame Intelectual estão previstas para acontecerem no dia 17 de outubro. O resultado parcial das provas de Matemática e Português será divulgado no dia 6 de novembro, enquanto que o resultado da correção da Redação será liberado no dia 1 de dezembro.

Os resultados finais do Exame Intelectual serão publicados no dia 29 de dezembro. Vale lembrar que o uso de máscaras de proteção será obrigatório nos locais de prova. Além disso, no documento, o Exército Brasileiro detalhou os assuntos que serão cobrados no Exame Intelectual do Concurso de Admissão nos Colégios Militares. O Edital do Concurso, com os detalhes da avaliação, será publicado ainda este mês no Diário Oficial da União.

O Estratégia Militares realizou um webinário com o professor Ismael Santos sobre o conteúdo programático do Exame Intelectual. Você pode assisti-lo abaixo!

Como faço para entrar em um Colégio Militar? Como funciona a Escola Militar? Qual a idade mínima para entrar? Uma dessas perguntas provavelmente pode ser a sua. Por isso, nós criamos este artigo que vai responder a essas e outras perguntas para quem sonha entrar em um dos 13 Colégios Militares.

A primeira pergunta que fica é: o que é um Colégio Militar? Esta é uma das propostas defendidas pelo atual governo brasileiro. Ainda durante as eleições presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro já havia defendido a implantação, em nível nacional, de Colégios Militares. Segundo ele, isso diminuiria a violência no contexto escolar.

O que é um Colégio Militar?

Um Colégio Militar nada mais é que uma Escola Pública administrada por militares do Exército Brasileiro, da Polícia, Bombeiros e outros órgãos da segurança. Nos Colégios Militares são ministradas aulas da educação básica, ou seja, do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O primeiro Colégio Militar surgiu ainda no período imperial, em meados dos anos de 1889. Criado por D. Pedro II, o Colégio Militar era dedicado apenas aos filhos do sexo masculino de militares brasileiros. Com o tempo, essa regra foi adaptada e filhas do sexo feminino e de civis passaram a ter acesso aos Colégios.

CURSO COLÉGIOS MILITARES

Como funciona a Escola Militar?

Como mencionado, os Colégios Militares são administrados por oficiais. Desde as questões administrativas até a coordenação e direção do colégio. Os professores que ministram aulas são, normalmente, da rede pública de ensino e militares formados para o magistério.

Dentre os objetivos do Colégio Militar está o ensino de qualidade. Além disso, preza-se pelo enaltecimento da disciplina, do patriotismo, do civismo, da hierarquia e da ordem como referência de modelo tradicional de ensino.

Existem regras nos Colégios Militares?

Sim. Há um manual de regras que deve ser seguido à risca pelos alunos. Ainda assim, as regras podem variar entre uma instituição e outra. Dentre as regras mais conhecidas estão:

  • corte de cabelo para os meninos
  • não uso de brincos, esmaltes e maquiagens para meninas
  • continência a militares
  • canto diário do hino nacional
concurso escola militar

Como entrar para um dos Colégios Militares?

De acordo com o Exército Brasileiro, há duas formas de ingresso nos Colégios Militares. A primeira é por concurso público, feito anualmente para candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio. Em média, 22 mil candidatos concorrem todos os anos, entre dependentes de militares e civis.

A segunda forma de ingresso nos Colégios Militares é por amparo regulamentar. O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

Qual a idade mínima para entrar na Escola Militar?

Para ingressar em um dos 13 Colégios Militares os candidatos devem se enquadrar nos seguintes limites de idade:

Para 6º ano

  • ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Para o 1º ano

  • ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula

CURSO COLÉGIOS MILITARES

Como é a seleção para os Colégios Militares?

O primeiro passo é solicitar sua inscrição durante o período indicado no regulamento. Lembre-se de conferir se você está enquadrado nos requisitos estabelecidos e mencionados anteriormente.

Embora a seleção seja regulamentada por apenas um edital, os Colégios Militares têm autonomia para aplicar suas provas de forma distinta. Desse modo, a prova aplicada em uma instituição será diferente da outra.

Quais são as etapas o concurso?

  • I – Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório
  • II – revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  • III – comprovação dos requisitos biográficos, de caráter eliminatório.

Como é a prova?

Como mencionado, cabe a cada Colégio Militar a aplicação das provas, bem como as etapas subsequentes do concurso. O Exame Intelectual é composto de Provas Escritas Objetivas. A prova contém questões que cobram dos candidatos conhecimentos nas disciplinas de:

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • Redação

Os candidatos têm 6 horas para responder às questões. Será considerado reprovado no exame e eliminado do concurso Escola Militar o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% de acertos no total das questões relativas a cada uma das provas, correspondendo à nota 5,00.

Onde ficam os Colégios Militares?

  • Belém
  • Belo Horizonte
  • Brasília
  • Campo Grande
  • Curitiba
  • Fortaleza
  • Juiz de Fora
  • Manaus
  • Porto Alegre
  • Recife
  • Rio de Janeiro
  • Salvador
  • Santa Maria
Mapa do Brasil indicando os estados que possuem Colégios Militares
Em verde, estados que possuem Colégio Militar em funcionamento

CURSO COLÉGIOS MILITARES

Leia mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:

Tabelas com as promoções disponíveis são atualizadas diariamente O que não falta no Estratégia Militares
O Estratégia Militares anunciou a novidade que, a partir desse mês de agosto, as Salas
Se você tem o desejo de entrar em uma Escola Militar, fique atento ao SPRINT
Se você é um daqueles que deseja cursar o Ensino Médio no Colégio Naval ou
Que tal uma força para treinar para o Exame Intelectual do Concurso ESA 2021? O

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *