Rotina de Estudos: Concursos Militares

Rotina de Estudos: Concursos Militares

Você quer saber como alavancar os seus resultados e conquistar a aprovação? Neste artigo, o Estratégia Militares trouxe as principais informações sobre a Rotina de Estudos para concursos militares. Acompanhe e descubra!

Como criar uma Rotina de Estudos?

A ideia aqui é facilitar o caminho, mas não pense que será uma jornada fácil. Quanto mais difícil é o seu objetivo, mais árdua será a estrada para a aprovação. Pensando nisso, é primordial que uma rotina de estudos seja implementada.

Agora que você já sabe o porquê de usarmos essa ferramenta, vejamos algumas dicas para criar uma rotina eficaz de estudos:

  1. Escolha algo que você gostaria de fazer! Embora esse pareça ser um passo óbvio, muitas pessoas caem no erro de negligenciar essa etapa. Não confunda escolha com dom, pois toda habilidade é passível de evolução.
  2. Crie um hábito. Toda atividade só se torna uma rotina por meio da execução repetitiva, ou seja, por intermédio do hábito. Assim, é aconselhável que você estude de forma metódica nos mesmos horários com o intuito de criar uma rotina.
  3. Comece aos poucos. Ninguém aprende a caminhar sem antes engatinhar. Não esqueça: a aprovação é uma jornada longa. Portanto, para não cansar e desistir logo no começo é importante que você inicie devagar e vá aumentando a intensidade ao longo do trajeto.

Como estudar para Concursos Militares?

Para alcançar a aprovação nos concursos militares, é necessário superar uma grande concorrência. Portanto, para ser aprovado não basta sentar e estudar. 

Tudo que é rígido tem a tendência de quebrar. Por isso, seja disciplinado e, ao mesmo tempo, flexível para contornar as adversidades que surgirão. Veja algumas dicas de estudo que lhe ajudarão a conquistar o seu objetivo:

  1. Conheça a teoria: assista videoaulasou leia PDFs relativos ao conteúdo abordado. Esse é o primeiro momento de contato. Portanto, preste muita atenção e anote o mínimo possível durante a aula.
  2. Faça exercícios: essa é uma das partes mais importantes do estudo. Afinal, no dia do concurso você resolverá exercícios. Uma média de 20 a 30 exercícios por conteúdo pode ser o suficiente. 
  3. Revise a matéria: você vive tendo aquele branco? Aqui está a solução para os seus problemas. A revisão deve ser breve e constante.
  4. Faça muitas provas anteriores: depois de construir uma base sólida é primordial que ocorra a identificação com o modelo de prova que você fará. A vantagem das provas militares é a sua padronização, use-a a seu favor. 
  5. Faça simulados: os simulados são fundamentais para ter uma noção real dos seus conhecimentos. Além disso, eles simulam a situação da prova, como o próprio nome diz. Assim, você treina para ter o melhor desempenho possível no dia do exame.

O que estudar para Concursos Militares?

Para que você obtenha maior êxito, é fundamental que o seu foco seja direcionado a uma só meta por vez. Portanto, mesmo que você tente vários concursos você deve focar  exclusivamente no que quer

Existem diversos concursos militares. Entretanto, há algumas matérias comuns à maioria das provas. São elas:

  • Português: além da tradicional gramática, foque na interpretação baseada no contexto, uma vez que a tendência geral das provas têm apontado para esse lado. 
  • Matemática: essa é uma das matérias mais temidas e o seu nível de dificuldade varia muito. Basicamente, nessa parte você deve focar na resolução de exercícios e na bibliografia específica de seu concurso.  
  • Inglês: nenhuma outra palavra define melhor o aprendizado nesta área do que a prática. Praticar repetitivamente é o caminho que o levará do zero ao infinito nesta matéria. 

Cronograma de Estudos

Um cronograma de estudos eficiente é o que consegue ser cumprido. Não se iluda colocando horas de estudos exageradas. Lembre-se: o caminho para aprovação é longo. Portanto, é melhor ir devagar e de forma constante do que se apressar e acabar não concluindo o caminho.

Para fazer um cronograma, basta que você siga alguns passos. São eles:

  • Verifique os horários disponíveis para estudo;
  • Divida os horários baseando-se na importância de cada matéria; e
  • Estude duas matérias diferentes por dia

Não se preocupe com a quantidade de horas estudadas, foque na qualidade. O sucesso é garantido para aqueles que persistem

Como se organizar para o TAF na Rotina de Estudos?

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma realidade nos concursos das Forças Armadas. Ainda assim, muitos candidatos negligenciam essa parte e são desclassificados do concurso. Portanto, não deixe para treinar em cima da hora.

Pensando no seu sucesso, o Estratégia Militares preparou para você duas dicas infalíveis. Confira!

  • Alterne estudos com práticas de exercícios físicos: a cada lista resolvida ou conteúdo concluído, faça uma série de flexões ou abdominais. Além de lhe ajudar fisicamente, essa prática contribui no aumento do foco.
  • Separe um horário para prática de exercício físico: fazer uma atividade física de maneira regular permite o desenvolvimento de diversas habilidades que são imprescindíveis para se tornar um futuro aprovado.

Agora que você já sabe tudo sobre a Rotina de Estudos, continue acompanhando o Estratégia Militares. Assim, você ficará por dentro de tudo o que envolve os concursos militares. Não perca tempo! Clique no banner e conheça nossos cursos preparatórios para os Concursos Militares!

CTA - Militares

Você pode gostar também