Curso de Formação de Sargentos (CFS): o que é, inscrições, edital e mais!

Curso de Formação de Sargentos (CFS): o que é, inscrições, edital e mais!

Tem o sonho de se tornar um militar e mudar de vida? Então, confira o artigo que o Estratégia Militares preparou sobre o Curso de Formação de Sargentos (CFS). Assim, você saberá qual é a melhor forma de ingressar nessa carreira. Acompanhe o texto e pegue o bizu, guerreiro!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é o CFS?

Antigamente, ao se falar do CFS surgiam dois pensamentos imediatos: o curso da ESA ou o curso da EEAR. Atualmente, com a mudança do curso de formação da ESA para o Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), essa dubiedade ficou para trás.

Portanto, atualmente, CFS é a sigla referente ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. O curso é ministrado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá-SP e possui duração de dois anos.

A função do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica é formar militares de carreira especializados em sua futura área de atuação, de forma que eles desempenhem com perfeição as atividades e as missões que lhes serão atribuídas.

Informações Gerais

Abaixo seguem algumas informações sobre a prova para ingresso no CFS:

  • Edital: o edital é a regra do jogo. Então, leia-o por completo;
  • Disciplinas: Português, Inglês, Matemática e Física;
  • Quantidade de Questões: 96 no total, sendo 24 questões por disciplina; e
  • Tempo de Prova: 4 horas e 20 minutos. 

Inscrições

Para ingressar no CFS é necessário que o candidato seja aprovado no concurso da EEAR. Um dos benefícios da EEAR, em detrimento da ESA, é a quantidade de vezes que a prova é aplicada por ano. Enquanto o concurso da ESA ocorre apenas uma vez ao ano, o concurso da EEAR ocorre duas vezes. 

Esse formato está de acordo com o sistema de formação de sargentos da Aeronáutica, uma vez que a Força Aérea tem o intuito de formar duas turmas por ano ㅡ uma a cada semestre. Com isso, surge a necessidade de aplicar o concurso duas vezes ao ano. Portanto, existem duas inscrições a se fazer: CFS 1 e CFS 2.

O CFS 1 é relativo ao ingresso no primeiro semestre do ano subsequente ao ano da prova, sua inscrição ocorre no início do ano ㅡ em meados de março. Já os aprovados no CFS 2 ingressam no segundo semestre do ano posterior à prova e a inscrição para o concurso abre na metade do ano, próximo de maio.   

O que estudar para o CFS?

A lista de conteúdos exigidos pela EEAR é densa. Desse modo, pensando em facilitar a sua jornada, o Estratégia Militares trouxe para você os conteúdos mais recorrentes na prova da EEAR. Confira!

DISCIPLINASCONTEÚDOS MAIS COBRADOS
PortuguêsInterpretação de texto e figuras de linguagem;Orações: subordinação e coordenação;Verbos, Concordância Nominal e Verbal;Análise Sintática e os termos da oração; eAcentuação gráfica, crase e pontuação. 
InglêsInterpretação de texto;Verbos e tempos verbais;Vocabulário, Sinônimos e Adjetivos; ePronomes e referência pronominal.
FísicaLeis de Newton, planos inclinados e Hidrostática;Ondulatória: ondas, suas propriedades e Acústica;Termologia: termodinâmica e calorimetria;Óptica: geométrica, reflexão e refração;Carga, Eletrização, Resistores e Potência Elétrica; eCampo Elétrico, Campo Magnético e Força Magnética.
MatemáticaFunção do 1º e 2º grau, e Equações e Inequações; Geometria Analítica: pontos e retas; Geometria Plana: formas geométricas e suas medidas;Trigonometria: seno, cosseno e tangente; eEstatística, Complexos, Probabilidade e Combinatória.

Bizu Estratégico: na prova da EEAR, equilíbrio é tudo! 

Separe, pelo menos, 20 minutos para preencher o gabarito. Dessa maneira, o restante você divide com equidade entre as matérias. Exemplo: se você é muito bom em inglês e razoável em física, você conseguirá resolver as 24 questões de inglês em menos de 1 hora. Nesse caso, é importante distribuir o restante do tempo para física. 

Qual a diferença entre CFS e EAGS?

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) são destinados aos indivíduos que querem seguir uma carreira militar na Força Aérea Brasileira. Apesar dessa igualdade, enquanto o CFS exige apenas o nível médio, o EAGS exige nível técnico.

Além disso, a principal diferença entre o CFS e o EAGS é mencionada na própria nomenclatura. Enquanto um curso é responsável pela formação integral do militar, o estágio é voltado para a adaptação do profissional para que ele desempenhe com galhardia as funções relativas à sua futura vida militar.

Dito isso, fica evidente que o Curso deve possuir duração maior do que o Estágio. Desse modo, chegamos na principal diferença entre o CFS e o EAGS. À medida que o Curso de Formação de Sargentos tem a duração de 2 anos, o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica tem duração de 1 ano. 

Gostou do texto? Então, continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você fica cada vez mais preparado e perto da tão sonhada aprovação. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios! Vem ser coruja! 

EM - Banco de Questões

Texto: Jared Pereira

Veja também:

Você pode gostar também