Cursos AFA: como ingressar, vagas e mais!

Cursos AFA: como ingressar, vagas e mais!

A Academia da Força Aérea (AFA), conhecida como “Ninho das Águias”, está sediada em Pirassununga, interior de São Paulo. É comandada pela Aeronáutica e tem como objetivo a formação dos líderes da Força Aérea Brasileira (FAB): os Oficiais de Carreira da Aeronáutica. Quer saber quais são os cursos que a AFA oferece? Confira as informações que o Estratégia Militares separou para você!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Cursos AFA

O quadro de oficiais da AFA se divide em Oficiais Intendentes, Oficiais Aviadores da Aeronáutica e Oficiais de Infantaria da Aeronáutica. Os cursos oferecidos pela instituição são considerados de Nível Superior.

Nesse texto, o Estratégia Militares mostra para você os principais aspectos sobre cada curso. Acompanhe e confira!

Cursos AFA (CFOAV)

O Curso de Oficiais Aviadores da Aeronáutica (CFOAV) tem duração de quatro anos. O cadete que o realiza recebe o diploma de Bacharelado em Administração com ênfase em Administração Pública. Além do conteúdo acadêmico, o aluno também recebe treinamento de piloto militar, sendo formado Bacharel em Ciências Aeronáuticas com ênfase em aviação militar

O militar pode desenvolver diversas missões ligadas ao combate, transporte e outras funções. Ao longo do curso, recebe treinamento em diversas aeronaves, mas é só posteriormente que o cadete é direcionado a um tipo específico.

Cursos AFA (CFOINT)

O Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) forma militares que serão responsáveis, principalmente, por funções administrativas. Eles ocupam a posição de gerência em atividades voltadas à área financeira e à área logística da Força Aérea. 

Sua formação é de Bacharel em Administração e Ciências da Logística, com intendência da Aeronáutica. O curso tem duração de quatro anos. 

Cursos AFA (CFOINF)

O Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF) tem o escopo mais operacional entre os cursos oferecidos pela AFA. Prepara os militares para combate em terra, ações de defesa, operações especiais e outras atribuições práticas. 

Esse curso também tem duração de quatro anos e a formação oferecida é de Bacharel em Administração e Ciências Militares, com aptidão em Infantaria da Aeronáutica.

Como ingressar nos cursos AFA

Como ingressar na AFA?

O ingresso na Academia da Força Aérea acontece a partir do Exame realizado pela instituição anualmente. As etapas do concurso são:

Prova Escrita

Prova de caráter classificatório e eliminatório, com questões objetivas de Matemática, Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, além de uma Redação. O tema é definido pela instituição e o texto escrito pelo candidato deve conter, no mínimo, 100 palavras.

Inspeção de Saúde

São realizados exames clínicos, laboratoriais e de imagem para garantir que as condições psicofísicas do candidato estejam dentro dos parâmetros exigidos pela instituição. O objetivo é atestar que o candidato está apto a realizar as atividades propostas ao longo da sua formação e do seu serviço.

Exame de Aptidão Psicológica

Avaliação das condições psicológicas do candidato para assegurar que não há qualquer contraindicação ao serviço militar.

Teste de Avaliação do Condicionamento Físico

Avalia o condicionamento dos candidatos por meio de exercícios que colocam à prova o vigor físico dos inscritos. O número de repetições varia conforme o sexo do candidato.

Validação Documental

Momento de conferir a documentação exigida para análise. Vale ressaltar que devem ser apresentados em formato original.

Resumo do Concurso AFA 2022

Esse é um resumo sobre o Concurso AFA 2022. Confira as principais informações sobre o exame:

Inscrições16/03 a 29/03/2021
Prova20/06/2021
Valor da InscriçãoR$ 70,00
SexoAmbos
IdadeTer mais de 17 anos e não ter completado 23 anos de idade
Vagas– 18 vagas para CFOAV;– 40 vagas para CFOINT; e – 25 vagas para CFOINF
LocalidadePirassununga (SP)
RemuneraçãoR$ 7.027,50
Classificação após a GraduaçãoAspirante a Oficial

Gostou de saber mais sobre os Cursos AFA? Continue acompanhando o Estratégia Militares e fique por dentro de tudo que acontece no concurso militar dos seus sonhos!

CTA AFA

Veja também:

Você pode gostar também