ITA: Carreira Militar ou Civil, como ingressar, cursos e mais!

ITA: Carreira Militar ou Civil, como ingressar, cursos e mais!

Seu sonho é estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)? Então, você deve saber que na instituição existe a possibilidade de seguir tanto a carreira militar, quanto a carreira civil. Essa decisão é muito importante! Neste texto, o Estratégia Militares mostra para você as principais informações sobre cada opção.

É importante ressaltar que, durante o primeiro ano de curso, todos os alunos são considerados alunos militares do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e recebem um soldo. Ao final do primeiro ano, devem decidir se continuam como civis ou se seguem como Oficiais, no posto de Aspirante

Existe um projeto em análise que busca fazer com que essa definição entre carreira civil ou militar aconteça logo no ato da inscrição no certame.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

ITA: Carreira Militar

Ao escolher a formação militar, o aluno segue carreira dentro das Forças Armadas. Essa opção oferece grande estabilidade e aumentos de salário a cada posto que o militar sobe. Ao se aposentar, o militar vai para a reserva

A rotina é intensa e exige muito comprometimento e disciplina. Algumas atividades aceitam apenas homens, enquanto outras aceitam ambos os sexos. A forma física pode ser uma limitação, uma vez que idade e altura são consideradas requisitos durante as avaliações do seletivo. A idade limite é de 24 anos completos. 

Alguns diferenciais são que esses alunos recebem instruções e conteúdos além dos ministrados para os alunos civis, como: tiro, instruções de sobrevivência e outros tópicos da área militar, mais a rotina de treinamento físico. Vale lembrar que o uso da farda é obrigatório e que o militar recebe o soldo proporcional à sua patente, que é a de Aspirante

Ao se formar, o aluno egresso recebe o título de Primeiro Tenente Engenheiro e passa a compor o quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica. A permanência mínima é de 5 anos. O maior posto que um militar formado no ITA pode alcançar é o de Major Brigadeiro Engenheiro.

Entre as funções do militar do ITA estão a realização de manutenção em aeronaves e outras atividades, como o desenvolvimento de sistemas antimísseis e muito mais. Ao longo da sua carreira, pode ser transferido para outras localidades, caso seu serviço seja necessário e haja vaga para seu posto. 

ITA: Carreira Civil

Agora, aqueles que optaram pela carreira civil, podem trabalhar em instituições que não respondem ao Ministério da Defesa ou que são privadas.

O curso de formação do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano se mantém, e apenas durante esse período o aluno receberá um soldo. 

A partir do segundo ano, o aluno do ITA continua o estudo das disciplinas de Engenharia normalmente, mas não recebe o treinamento militar nem realiza atividades físicas tão intensas. Além disso, o uso de farda não é necessário. 

A formação em engenharia no ITA é uma das mais renomadas e de melhor referência no Brasil. O aluno que se forma na instituição sai bem preparado para o mercado de trabalho e segue carreira normalmente, fora da área militar. 

ITA: História 

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) foi criado em 1950 pelo Marechal-Do-Ar Casimiro Montenegro Filho. É uma instituição pública militar localizada em São José dos Campos, São Paulo.

A inspiração para a criação do ITA foi o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT, localizado nos Estados Unidos.

ITA: Como Ingressar

O Vestibular – ou Concurso de Admissão ao ITA – é um dos seletivos mais tradicionais e concorridos do Brasil. Suas vagas são voltadas a brasileiros natos e as provas costumam ocorrer no final do ano, para ingresso no início do ano seguinte.

Não há idade mínima para concorrer a uma vaga no ITA, desde que você tenha Ensino Médio Completo. A idade limite, no entanto, é de 24 anos. 

É aplicado um Exame de Escolaridade na primeira fase, que conta com 70 questões objetivas realizadas em apenas um dia. As disciplinas cobradas na prova são: Português, Inglês, Matemática, Física e Química

Depois, ocorre a segunda fase deste exame, com dois dias de prova. A avaliação é composta por redação e questões dissertativas de Matemática, Química e Física. Por último, ocorre a inspeção de saúde.

ITA: Cursos de Graduação

Os cursos de graduação oferecidos no ITA são:

  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Engenharia de Computação; e
  • Engenharia Aeroespacial.

Conte com o Estratégia Militares!

Com o Estratégia Militares, você fica por dentro de todas as informações sobre o ITA e demais provas para ingresso na Carreira Militar! Além disso, preparamos artigos especiais para você entender tudo a respeito dos principais concursos militares e também sobre diversos aspectos da vida castrense.

Conosco, você pode treinar para a prova do ITA e muitas outras com os nossos simulados gratuitos, aplicados aos fins de semana.

Gostou de descobrir mais sobre as diferentes possibilidades de formação no ITA? Esperamos ter ajudado você a tomar a melhor decisão! Acompanhe o Estratégia Militares para não perder nenhuma novidade sobre o concurso, além de dicas de estudos. Estamos aqui para oferecer para você toda a estrutura necessária para que possa alcançar sua meta! Visite o site do Estratégia Militares e venha ser Coruja!

CTA AFA

Veja também

Você pode gostar também