Artilharia: o que é, missões e muito mais!

Artilharia: o que é, missões e muito mais!

Você quer saber tudo sobre a Artilharia militar? Neste artigo, o Estratégia Militares trouxe as informações que o levarão a conhecer tudo sobre uma das principais armas de apoio. Acompanhe e descubra! 

O que é a Artilharia?

A Artilharia é o principal meio de apoio de fogo. Sendo assim, ela é responsável direta pelo sucesso da atuação das Armas-base. 

A Arma que emprega o fogo ao combate, desde os primórdios do século XIX, desempenha papel fundamental para o sucesso das tropas que avançam sobre a linha inimiga, como foi o caso na Guerra da Tríplice Aliança e, mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, em que prestou primoroso apoio à Força Expedicionária Brasileira (FEB). 

A par dessa rica história e tradição, desenvolve ao longo do tempo a atualização dos meios empregados em combates para que esteja sempre em condições de oferecer o apoio indispensável às forças base.

Qual a função?

O apoio de fogo fornecido às Armas-base é a função mais tradicional. Contudo, é preciso ressaltar que a função dela não é fixa. 

A sua função na conjuntura atual está diretamente relacionada à sua forma de emprego estratégico, ou seja, na campanha, na costa marítima ou em operações antiaéreas, ela possui funções específicas e inerentes a cada uma dessas empregabilidades. 

Missões

Para cumprir com sua função principal, são empregadas diversas missões. Entre elas, citam-se:

  • Neutralização dos inimigos que ameaçam o sucesso da operação;
  • Defesa antiaérea; e
  • Defesa contra operações navais inimigas.

Vale ressaltar que a Artilharia é uma arma de extrema precisão e velocidade, que através de seus armamentos permite que o combate seja equiparado e superado.

Tipos

Com o intuito de atender as necessidades impostas pela evolução das operações militares, a Artilharia está dividida em três grandes áreas de atuação, são elas:

  • Artilharia de Campanha: principal apoio de fogo da força terrestre por intermédio de canhões, obuses, foguetes e mísseis;
  • Artilharia Antiaérea: atua diretamente na defesa aeroespacial; e
  • Artilharia de Costa: possui emprego direto no combate contra a operação naval inimiga em áreas próximas ao litoral brasileiro.

Unidades

No Brasil, existem dezenas de unidades de Artilharia espalhadas por toda a faixa territorial. Pensando nisso, o Estratégia Militares separou para você algumas dentre as mais importantes. Confira!

  • 1° Brigada de Artilharia Antiaérea: localizada em Guarujá (SP).
  • 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado: localizado em Santa-Maria (RS). Possui grandiosa notoriedade, uma vez que foi comandada pelo Marechal Mallet e, junto dele, participou de diversas missões fundamentais para a defesa da nação.

Por todos os seus inúmeros feitos, essa unidade recebeu a alcunha de Regimento Mallet. Atualmente, possui um complexo memorial que, além de resgatar o passado histórico dessa Arma, é o guardião dos corpos do Patrono e de sua esposa.

  • 2° Grupo de Artilharia Antiaérea: sediado em Praia Grande (SP);
  • 6° Grupo de Mísseis e Foguetes: localizado em Formosa (GO); e
  • Centro de Instrução de Artilharia e Foguetes: sediado em Formosa (GO).

Vale ressaltar que o Grupo de Artilharia equivale ao Batalhão de Infantaria. Além disso, a Bateria é semelhante à Companhia e a Seção é equivalente ao Pelotão. Para descomplicar, confira a tabela!

Unidades Efetivo médio
Grupo500 militares
Bateria150 militares
Seção30 militares

Dia da Artilharia

A data é comemorada em 10 de junho, dia que faz alusão ao nascimento do seu patrono, Marechal Emílio Luís Mallet.

O Barão de Itapevi, nascido na França, foi incorporado — a convite de D. Pedro I —, nas fileiras do recém-formado Exército, em 1822. Atuou em diversas operações, como na Campanha da Cisplatina, Guerra dos Farrapos, Guerra do Prata e Guerra da Tríplice Aliança. 

Mallet destacou-se grandemente na maior batalha campal da América do Sul, a Batalha de Tuiuti. Nesse conflito, sua artilharia recebeu a alcunha de “Artilharia Revólver” pela rara precisão e grande velocidade de seus ataques.

Eles que venham, por aqui não passam!

(Lema da Artilharia brasileira) 

Agora que você já sabe tudo sobre a Arma de Artilharia, continue acompanhando o Estratégia Militares. Assim, você receberá o apoio necessário para avançar no combate rumo à aprovação. Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

CTA - Militares

Você pode gostar também