O que é o Curso de Ações de Comandos (CAC)?

O Curso de Ações de Comandos teve origem no Estágio de Comandos que estava inserido na grade curricular do curso de Forças Especiais do Exército. A programação do CAC foi baseada inicialmente no “Ranger Curse”, desenvolvido pelo Exército dos Estados Unidos.

No contexto histórico, a origem deste tipo de ação faz alusão às “Companhias de Emboscadas”, as quais desenvolviam operações de defesa peculiares — similares às ações de comandos da atualidade. 

Essas frações eram constituídas por militares e civis colonos nativos do Brasil e atuavam na defesa do território brasileiro contra os invasores holandeses, por volta do ano de 1624, na região nordeste do Brasil. 

Em decorrência das suas especificidades, é considerado um dos cursos mais complexos da Força Terrestre. Possui altíssimo grau de exigência devido ao seu formato de execução ininterrupta e suas necessidades operacionais singulares. 

Os “alunos” são expostos a diversas situações de grandes dificuldades, nas quais são duramente testados em sua resistência física e mental por período prolongado, em ambientes inóspitos. 

Além disso, essa severa preparação, avalia o desempenho individual durante o curso, habilita o futuro “Comandos” a cumprir com eficiência as diversas missões que lhe serão atribuídas, empregando conhecimentos militares e habilidades individuais, mantendo o foco e a motivação em atividades de ações de comandos.

Quem pode fazer o Curso de Ações de Comando?

O curso é dirigido para militares voluntários, que sejam considerados aptos em inspeção de saúde e que tenham excepcionais condições físicas. 

As vagas são disponibilizadas para militares de carreira nos postos de 2º Tenente, 1º Tenente ou Capitão; e nas graduações de Sargento ou 1º e 2º Sargentos. Há, também, outra exigência: os candidatos devem ser voluntários para servirem no Comando de Operações Especiais (Goiânia-GO), após a conclusão do CAC.

Quanto tempo dura o Curso?

O CAC é dividido em duas fases principais com duração de 14 semanas.

Durante esse período, a maioria das atividades é realizada de forma contínua com ênfase nas técnicas e táticas empregadas em operações especiais específicas de Comandos. Os alunos são habilitados e testados em diversos locais, incluindo o ambiente urbano e os biomas brasileiros — selva, pantanal, caatinga e montanha.

Quais são os exercícios do CAC? 

O Curso de Ações de Comandos desenvolve uma intensa grade de exercícios e de operações durante a formação. O candidato é submetido a uma situação de extremo realismo. Dentre as principais atividades de adestramento, destacam-se: 

  • Operações de infiltrações e exfiltrações terrestres, aéreas e aquáticas;
  • Exercícios de resgate, captura, interdição e eliminação ou ocupação de alvos estratégicos, em área hostil ou sob controle do inimigo, em tempos de paz, crise ou conflito armado;
  • Lançamentos de carga noturnos de aeronave da FAB; 
  • Balizamento de emergência, para pouso de aeronave;
  • Atividade de Guia Aéreo Avançado (GAA) com caças da FAB. Ataques aéreos ao solo, como os vistos no Líbano e no Afeganistão, que muitas vezes são guiados por tropas infiltradas à grande profundidade no território inimigo; e
  • Prática das manobras de hello-casting, rappel, mac-guire e fast rope. Essas manobras são fundamentais para inserção e remoção de Destacamentos em locais de difícil acesso.

Dessa forma, os “militares alunos” são altamente capacitados para cumprirem missões imprescindíveis para a conquista de objetivos políticos, econômicos ou militares. 

Somado a isso, os futuros Comandos estarão em condições de participarem em conjunto com outras Forças Especiais, como de operações contraterrorismo,  guerra irregular e outras operações de inteligência de combate.

Por fim, o curso habilita o oficial ao comando de um Destacamento de Ações de Comandos (DAC), bem como o sargento a liderar os diversos escalões que compõem esse DAC. Na Brigada de Operações Especiais, os DAC são integrantes das três Companhias do 1º Batalhão de Ações de Comandos.

Agora que você já sabe tudo sobre o Curso de Ações de Comandos, continue acompanhando o Estratégia Militares. Assim, você conhece tudo o que há de mais interessante no mundo militar e recebe dicas que o deixarão tão preparado quanto um Comandos. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

Banner Estratégia Militares
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também
CIAA
Leia mais

CIAA: tudo sobre a instituição!

Você quer saber tudo sobre o Centro de Instrução Almirante Alves (CIAA)? Neste artigo, o Estratégia Militares traz…
CIABA
Leia mais

CIABA: tudo sobre a instituição!

Você quer saber tudo sobre uma das maiores instituições de ensino náutico da América? Neste artigo, o Estratégia…