Cursos EsSLog: o que é, quais são e mais!

Cursos EsSLog: o que é, quais são e mais!

Quer saber tudo sobre os cursos de formação oferecidos na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog)? Veio ao lugar certo! Nesse texto, o Estratégia Militares te mostra as principais informações sobre cada um dos Cursos EsSLog. Acompanhe e confira!

O que é EsSLog?

A Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) é uma instituição do Exército Brasileiro que forma sargentos dessa organização. Localizada no Rio de Janeiro, o acesso à instituição é possível a partir do Concurso ESA

Os principais pré-requisitos para o Concurso ESA são:

  • Ter 17 a 24 anos para a Área Geral;
  • Ter 17 a 26 anos para as áreas de Música e Saúde;
  • Realizar o pagamento da taxa de inscrição;
  • Altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres; e
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Cursos EsSLog

A EsSLog oferece seis cursos de formação, todos acessíveis para homens e mulheres. Abaixo, o Estratégia Militares separou para você as principais informações sobre cada um deles. 

Curso de Material Bélico

O Curso de Material Bélico oferecido pela EsSLog tem algumas subdivisões. Todas contam com a periodicidade de um curso por ano e tem 77 semanas de duração. Separamos para você as principais peculiaridades de cada uma delas:

Manutenção de Armamento 

Oferecido na instituição desde 2011, permite até 60 alunos por curso. Quem se forma nele pode realizar aperfeiçoamento em cursos e estágios para assumir outras funções.

Inicialmente, o aluno é considerado 3º Sargento ou 2º Sargento não aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Material Bélico – Manutenção de Armamento (QMS MB Mnt Armt) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas. 

Manutenção de Viatura Auto

Esse curso também é disponibilizado na EsSLog desde 2011. São disponibilizadas 150 vagas por curso e seus concludentes podem realizar aperfeiçoamentos posteriores.

Ao concluir sua formação, esse militar é considerado 3º Sargento ou 2º Sargento não-aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Material Bélico – Manutenção de Auto (QMS MB Mnt Vtr Auto) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas.

Mecânico Operador 

Oferece um curso ao ano para até 30 alunos por vez, desde 2011. Seus concludentes podem se aperfeiçoar posteriormente por meio de cursos e estágios.

Ao terminar a formação, são considerados 3º Sargento e 2º Sargento não aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Material Bélico – Mecânico Operador (QMS MB Mec Op) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas.

Manutenção de Viatura Blindada

Passou a ser oferecido na EsSLog em 2021 e foi criado para atender as demandas de manutenção dos blindados do Exército, que está crescendo.

Ao concluir a formação nesse curso, o millitar recebe as atribuições de 3º Sargento e 2º Sargento não aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada (QMS MB Mnt Vtr Bld) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas.

Alguns dos conteúdos ministrados são: técnicas de inspeção de oficina e manobra de força específicas para viaturas blindadas (M113, Urutu, Cascavel e Guarani), chassi, motores e eletricidade

Manutenção de Comunicações

O Curso de Manutenção de Comunicações oferecido pela EsSlog habilita seus concludentes aos cargos e atribuições de 3º Sargento Chefe ou integrante de frações elementares orgânicas do Pelotão de Manutenção e Suprimento de Material de Comunicações e Eletrônica dos Batalhões Logísticos e Seções de Manutenção de Comunicações.

Caso queira, esse sargento poderá se aperfeiçoar por meio de estágios e cursos que direcionam sua formação, habilitando-o a exercer outras funções. 

O Curso de Manutenção de Comunicações é oferecido na EsSLog desde 2011. A duração máxima é de 77 semanas e é aberta uma turma por ano, com até 80 alunos.

Intendência

O Curso de Intendência da EsSLog também tem duração de 77 semanas e é oferecido na instituição desde 2011, com abertura de um curso por ano. São permitidos até 90 alunos por curso.

Os sargentos que se formam no Curso EsSLog de Intendência ocupam o cargo de 3º Sargento Chefe ou integrante de frações elementares orgânicas das Unidades Operacionais, Batalhões e Depósitos de Suprimento, Bases e Batalhões Logísticos. Também podem se aperfeiçoar em novos cursos e estágios para assumir outras responsabilidades e funções.

Topografia

Ao se formar no curso de Topografia, o militar tem o posto e atribuições de 3º Sargento e 2º Sargento não-aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Topografia (QMS Topo) nas Organizações Militares Operacionais e Logísticas.

São abertas até 25 vagas por curso, uma vez ao ano. Funciona na ESSLog desde 2011.

Cursos EsSLog: Música

Curso que permite o ingresso de alunos de 17 a 26 anos. Tem duração máxima de 77 semanas e existe na EsSLog desde 2011. É aberto um curso por ano, com vagas para até 50 alunos

Ao concluir sua formação, o militar será considerado Sargento Músico, podendo desempenhar as funções do cargo nos Corpos de Tropa e Estabelecimentos de Ensino.

Cursos EsSLog: Saúde

Curso que funciona na EsSLog desde 2011 e é aberto para candidatos que tenham entre 17 e 26 anos. É aberto um curso por ano, com 100 vagas

Ao concluir sua formação, esse militar tem as atribuições das graduações de 3º Sargento e 2º Sargento não aperfeiçoado da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos de Saúde nas Organizações Militares Operacionais, nos Estabelecimentos de Ensino e nas Organizações Militares de Saúde.

Gostou de saber mais sobre os Cursos EsSLog? Continue acompanhando o Estratégia Militares para ter acesso às principais notícias sobre os Concursos Militares, além dos simulados e outros conteúdos gratuitos que vão ajudar você a conquistar sua sonhada vaga!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também