Você quer saber tudo sobre o Exército Brasileiro? Neste artigo, o Estratégia Militares trouxe todas as informações sobre a Força Terrestre do Brasil, além de compartilhar com você quais as maneiras de ingressar nessa carreira. Acompanhe e descubra!

O que é o Exército Brasileiro?

O Exército Brasileiro juntamente com a Marinha e a Força Aérea Brasileira compõem as Forças Armadas do Brasil. É uma instituição enquadrada no Ministério da Defesa. 

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril porque faz alusão a data que marca a Batalha dos Guararapes, em 1648, ocasião em que o branco, o negro e o índio se uniram para expulsar os invasores holandeses, demonstração inequívoca da força combativa de proteção do território e da nação brasileira. 

O Exército Brasileiro tem grande projeção. Possui o segundo maior efetivo no âmbito da América Latina, com mais de 200.000 integrantes na ativa, e uma reserva mobilizável de aproximadamente 280.000. 

Além disso, o Exército de Caxias é dotado com a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais.

Qual é a função?

O Exército Brasileiro, bem como a Marinha e a Força Aérea Brasileira, possuem a missão estabelecida no Art. 142 da Constituição: “… destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Além da missão constitucional de defesa da Pátria, o Exército atua diretamente em ações subsidiárias e complementares, cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social, tais como: 

  • Fiscalização da produção e do comércio de produtos controlados; 
  • Atuação direta em calamidades públicas, emergências sociais e campanhas de saúde pública; 
  • Execução de obras de engenharia em diversas regiões do País; 
  • Distribuição de água na região Nordeste; 
  • Realização das Ações Cívico sociais; e
  • Apoio de saúde aos indígenas e às comunidades ribeirinhas da região Amazônica;  

Como ingressar no Exército Brasileiro?

Atualmente, podemos afirmar que o ingresso no Exército Brasileiro pode ocorrer por três principais meios, são eles: 

  1. Concurso público para candidatos que pretendem ser oficiais ou sargentos de carreira;  
  2. Processo seletivo àqueles que desejam o serviço militar temporário como oficiais, sargentos ou cabos; e 
  3. Alistamento para o serviço militar obrigatório.

As diversas opções de ingresso possuem pré-requisitos quanto à escolaridade, idade e sexo.

Abaixo segue uma lista dos concursos para militar de carreira

Vale ressaltar que os concursos aqui citados servem para ambos os sexos. Confira!

ConcursosIdade no ano da provaEscolaridade na matrícula
EsPCExMínima: 16 anos.Máxima: 21 anos.E.M. completo.
ESAMínima: 16 anos.Máxima: 23 anos.E.M. completo.
EsSLog (músico e saúde)Mínima: 16 anos.Máxima: 23 anos. Além do E.M completo, ter o curso técnico ou ser músico.
EsFCExMáxima: 31 anos. Curso superior em alguma das áreas divulgadas pelo edital.
IMEMínima: 16 anos.Máxima: 21 anos.E.M. completo.
EsSExMáxima: 31 anos e 33 anos para médico especializado.Curso superior na área de Medicina, Odontologia ou Farmácia.

Quanto ao processo seletivo para militar temporário:

Para ingressar como militar temporário é necessária a participação em processo seletivo conduzido pelas Regiões Militares do Exército. Ao todo são doze regiões situadas nas principais capitais do país, as quais abrangem todo o território nacional. Entre no site da instituição que lhe interessa e saiba mais.

Como funciona o Exército Brasileiro?

A vida administrativa na caserna é muito semelhante à rotina e à estrutura de uma empresa privada. Ambas são estruturadas por escalões nivelados hierarquicamente, que coordenam e supervisionam seus subordinados. 

Contudo, o Exército Brasileiro desenvolve uma intensa programação de atividades físicas e um quadro de instrução voltado aos valores cívicos e morais, com ênfase nos Deveres, Valores e Ética militar, os quais são baseados em:

  • Patriotismo;
  • Dever;
  • Lealdade;
  • Probidade; e 
  • Coragem.

A rotina que o Exército desenvolve é baseada em programas padrão de administração e de instrução militar utilizados por todas as organizações militares.

O ano de instrução é dividido em três períodos: formação básica, qualificação e adestramento. Dessa forma, apesar de existirem muitas diferenças nas funções, missões e especializações dentre as organizações militares, a rotina dos quartéis é basicamente a mesma.

A disciplina e a hierarquia norteiam o dia a dia do Exército. Há, também, um estreito acompanhamento no desempenho profissional de seus integrantes por intermédio de avaliações periódicas, principalmente no que se refere ao trabalho desempenhado pelos oficiais e sargentos.  

Quais as patentes do Exército?

Assim como nas demais instituições militares, o Exército possui os quadros de praças e oficiais. Confira!

Praças (ordem crescente)Oficiais (ordem crescente)
SoldadoTenente
CaboCapitão
3º Sargento Major
2º SargentoTenente-Coronel
1º SargentoCoronel
SubtenenteGeneral

Organizações

O Exército conta com centenas de unidades militares em todo o território nacional. O Alto Comando da Força e os principais órgãos diretivos e setoriais estão localizados em Brasília-DF. Enquanto, os comandos de área estão instalados próximos às regiões militares e aos demais escalões enquadrados.

Na estrutura organizacional, o Exército conta com Batalhões de Infantaria, Regimentos de Cavalaria, Grupos de Engenharia, Batalhões Logísticos, Grupos de Artilharia, Batalhões de Comunicações e diversos Centros de treinamento e Instrução.

Além das organizações mencionadas, destacam-se as unidades de elite que se mantém em prontidão para o emprego, são elas: Força de Ação Rápida Estratégica, Brigada de Infantaria Paraquedista, Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), Batalhão de Infantaria de Selva, dentre outros.

O Exército brasileiro se notabiliza também por ser a única força militar da América Latina a possuir uma tropa especializada em missões não convencionais (Comando de Operações Especiais). Além disso, ele possui unidades que atuam em biomas característicos do Brasil, como: pantanal, caatinga, montanha e selva.

Exército Brasileiro: Braço forte, mão amiga!

Agora que você já sabe tudo sobre o Exército Brasileiro, continue acompanhando o Estratégia Militares para ficar por dentro de tudo o que há de melhor no mundo militar. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

Banner Estratégia Militares

Texto: Jared Pereira

0 Shares:
Você pode gostar também