Se você tem vontade de participar do curso de Guerra na Selva, e está a procura de informações, você está no lugar certo. O Estratégia Militares reuniu para você as principais informações do Curso.

Guerra na Selva: O que é? 

Guerra na Selva é um curso intensivo do Exército Brasileiro, que oferece técnicas exclusivas com o intuito de preparar os militares para a sobrevivência na Floresta Amazônica Brasileira. 

Como funciona a Guerra na Selva?

O curso de Guerra na Selva tem duração de 12 semanas e é considerado o mais difícil do mundo!

Ele é constituído por três fases, são elas:

Vida na selva: É o período mais curto do curso, em que são aprendidas as técnicas básicas de sobrevivência na floresta amazônica, como instruções sobre alimentação, primeiros socorros, rastreamento e caça;

Técnicas especiais: Nesta fase os alunos colocam em prática diversas técnicas como tiro, agilidade com obstáculos, navegação, fabricação de armadilhas, topografia e instalação de antenas; e

Operações: A última etapa consiste em simular um grupo de patrulha, reproduzindo situações como: guerras convencionais, utilização de helicópteros e aviões e deslocamento em selva. 

Leis da Guerra na Selva

1. Tenha iniciativa, pois não receberá ordens para todas as situações. Tenha em vista o objetivo final;

2. Procure a surpresa por todos os modos;

3. Mantenha seu corpo, armamento e equipamento em boas condições;

4. Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem se queixar e seja moderado em suas necessidades;

5. Pense e aja como caçador, não como caça; e

6. Combata sempre com inteligência e seja o mais ardiloso.

Guerra na selva

Curso Guerra na Selva

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é uma organização militar do Exército Brasileiro, responsável pelo curso de Guerra na Selva. Fundada no dia 2 de março de 1966, a instituição fica localizada na cidade de Manaus. 

Enquanto a instituição visa preparar e qualificar os militares do exército que são líderes de pequenas frações, o objetivo dos guerreiros da selva é cumprir missões militares em diversas áreas da Floresta Amazônica.

O primeiro curso de guerra na selva no Brasil foi realizado em 1996, tendo dois grupos como enfoque, são eles: os Oficiais, os Subtenentes e Sargentos. 

Quem pode fazer o curso de Guerra na Selva?

Para participar é necessário ser da Corporação de Polícia Militar, Oficial ou Sargento de carreira.

Menos de 35 anos: Capitão, Tenente, Aspirante, Cadete, 2° e 3° Sargento;

Mais de 35 anos: Oficial Superior, Subtenente e 1° Sargento.

Para os estrangeiros, é necessário ser um oficial das nações amigas.

Curso Guerra na Selva: Como fazer?

A inscrição é feita através de requerimento do militar interessado ao CMT do quartel onde serve. O pedido é encaminhado para o departamento competente, para que seja feita a homologação e a inscrição do curso Guerra na Selva.

Curiosidades sobre Guerra na Selva

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) possui um curso exclusivo para militares estrangeiros de nações amigas, o Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS);

Somente três mulheres até hoje participaram do curso de Guerra na Selva do Exército brasileiro. Duas delas conseguiram finalizar o curso na turma de 2010;

Oito pessoas já vieram a óbito realizando o curso, o último caso foi em 2008, por afogamento; e

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) possui um Zoológico com mais de 200 animais. 

Gostou do conteúdo que a Estratégia Militares trouxe? Então continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de tudo que rola no mundo militar. 

Guerra na Selva
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também