Mestre de Salto: o que é e como funciona?

Mestre de Salto: o que é e como funciona?

Se você tem vontade de participar do curso de mestre de salto e está a procura de informações,  está no lugar certo! O Estratégia Militares reuniu para você as principais informações sobre o curso.

Mestre de Salto: como funciona?

O Mestre de Salto é um curso de extensão que visa proporcionar a formação básica de paraquedismo aos militares. A missão é capacitar os oficiais, ou sargentos a realizarem diversos lançamentos, seja de pessoal, de material leve ou de animal. Esses lançamentos podem ser feitos na vertical, ou na luz verde, sempre de uma aeronave militar em voo.

Alguns desses militares são selecionados para desempenharem funções como instrutores ou monitores de paraquedistas.

Como funciona o curso de Mestre de Salto?

As aulas são comandadas por paraquedistas experientes, que capacitam, inspecionam e organizam o grupo e suas ações.

Às duas primeiras semanas do curso são de testes físicos puxados, onde a maioria dos candidatos desiste. Aqueles que conseguem passar vão para a fase do paraquedismo.

Os militares que concluem o curso são designados a funções específicas durante os saltos. Uma curiosidade é que os Mestres de Salto utilizam o lema “SIGA-ME!” para demonstrar a liderança, a confiança e o entusiasmo dos saltadores de sua equipe. 

Tempo do Curso Mestre de Salto

O curso Mestre de Salto tem duração de 5 semanas, sendo que os alunos aprendem uma disciplina por semana. São elas:

– Deveres do mestre de salto;

– Inspeção de aeronaves;

– Inspeção de pessoal;

– Técnica de preparação e inspeção de fardos, pacotes e mochilas;

– Lançamentos.

Quem pode participar?

Podem participar do curso de Mestre de Salto: Oficiais, Subtenentes e Sargentos da Marinha, Força AéreaExército Brasileiro. Além disso, oficiais e militares de Nações Amigas também podem fazer o curso.

Como fazer o curso Mestre de Salto?

Mestre de Salto

A inscrição é feita por meio de requerimento do militar interessado no quartel onde serve. O pedido é encaminhado para o departamento competente, para que seja feita a homologação e a inscrição do curso.

Assim que aprovada a inscrição, o militar é submetido a uma bateria de exames e a um teste físico.

Outros cursos 

Além do Mestre de Salto, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) conta com mais alguns cursos de paraquedismo. São eles:

Básico Pqdt: a duração do curso é de 6 semanas. Nesse período são ensinadas técnicas aeroterrestres e saltos de qualificação.

Precussor: as 24 semanas do curso são divididas entre 4 fases: Nivelamento Técnico Operacional, Mestre de Salto, Lançamento Precussor e Operações de Precussores.

Dompsa: o curso procura capacitar os militares a planejar e executar atividades como: recebimento, inspeção, dobragem, armazenamento, manutenção, distribuição de paraquedas e lançamento de suprimentos.

Estágio de Transporte Aéreo: o curso tem duração de uma semana e ensina metodologias necessárias para o estágio como: técnicas de amarração, inspeção de aeronaves e transporte de cargas.

Resgate: com duração de 3 semanas, o curso capacita os militares da área da saúde a realizar procedimentos como: atendimento pré-hospitalar, salvamento e resgate.

Salto Livre: a missão do estágio de Salto Livre é preparar os militares e os paraquedistas da ativa a desempenhar os cargos e funções de saltador livre.

Salto livre Avançado: o Estágio de Mestre de Salto Livre tem duração de três semanas e procura tornar seus alunos Mestres de Salto Livre. Durante esse período, o estagiário aprende técnicas de lançamento, queda livre, organização de aeronave, e até mesmo leitura de documentos meteorológicos.
Gostou do conteúdo que a Estratégia Militares trouxe? Então continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de tudo que rola no mundo militar.

CTA - Militares

Você pode gostar também