Polícia do Exército: o que é, história e como entrar

Polícia do Exército: o que é, história e como entrar

E aí, guerreiro? Já ouviu falar sobre a Polícia do Exército? Existem diversos Batalhões de Polícia do Exército no Brasil e se seu sonho é entrar em algum deles para ter a honra de colocar o braçal da PE, o Estratégia Militares trouxe um artigo que te conta tudo que precisa saber sobre a Polícia do Exército!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é a Polícia do Exército?

A Polícia do Exército (PE) está distribuída em diversas organizações militares no Brasil e corresponde a uma unidade de Infantaria especializada do Exército Brasileiro. As unidades da Polícia do Exército contam com soldados diferenciados que possuem treinamento específico, devido a suas atribuições serem totalmente atípicas comparadas às demais unidades do Exército Brasileiro.

A principal forma de identificar um militar Policial do Exército é olhando para o seu braçal com a escritura “PE” que significa: Polícia do Exército. Esse braçal pode ser preto com a escritura branca ou branco com a escritura vermelha. 

História da Polícia do Exército?  

A história da Polícia do Exército começa na 2ª Guerra Mundial, quando o General João Batista Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira, fez uma seleção entre os militares de Infantaria e da Guarda Civil de São Paulo para realizar uma formação especializada. 

A tropa que se formou por meio dessa seleção recebeu o nome de polícia militar, mesmo sendo uma unidade do Exército. Sua função na guerra foi realizar a escolta de presos, entre outras atividades típicas de polícia. 

Após a guerra, em 1946, foi criado o 1° Batalhão de Polícia do Exército, situado no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro.  

O que faz um Policial do Exército? 

As atribuições de um Policial do Exército são totalmente diferentes dos demais militares da força. Seu dia a dia é baseado em missões típicas de um policial tradicional, por isso, esse militar tem o conhecimento jurídico como um grande diferencial frente aos demais militares do Exército Brasileiro. As principais atividades são:

  • Policiamento ostensivo;
  • Patrulhamento com cães de guerra em busca de drogas e afins;
  • Busca e apreensão no cumprimento de mandados;
  • Realização de prisões;
  • Condução de presos;
  • Controle de vias; e
  • Controle de distúrbios em manifestações.

Além disso, esse militar tem uma atribuição bem característica que é a escolta. Essa escolta é feita ,normalmente, com batedores (especialistas em fazer escoltas e policiamento em motos) que protegem o transporte tanto de autoridades quanto de cargas militares, como: armamento, munição e blindados. 

Como se tornar um Policial do Exército

Há diversas formas de servir em um Batalhão da Polícia do Exército e se tornar um PE. Essas oportunidades existem tanto para militares de carreira, quanto para temporários. 

Alistamento Militar Obrigatório

O Alistamento Militar, feito pelos homens de 18 anos no Brasil, é uma possível porta de entrada para a Polícia do Exército. Entretanto, é difícil conseguir por esse caminho, tendo em vista que há diversas organizações militares a que esse soldado pode ser designado. Portanto, no caso do Alistamento Militar Obrigatório, o militar precisará contar com a sorte a fim de ser convocado para este batalhão. 

Concurso ESA

O concurso para a Escola de Sargento das Armas é uma excelente oportunidade se você quer ser um Policial do Exército. O concurso ESA ocorre anualmente, com cerca de 1100 vagas. Podem concorrer brasileiros de 17 a 26 anos de ambos os sexos. 

Após a aprovação no concurso, dentro das vagas, o militar passa pela inspeção de saúde e, se aprovado, vai para o Teste de Aptidão Física (TAF). Após essas etapas de seleção, o candidato entra no curso de formação. 

O primeiro ano é destinado ao período básico, com duração de 43 semanas. No ano seguinte, o aluno vai para o período de qualificação, onde se aperfeiçoará na arma ou quadro escolhido. 

Militares que poderão se tornar Policiais do Exército

Quando formado, o militar possui uma classificação, gerada em todo seu período de formação. Essa classificação dará preferência à escolha de onde esses formandos irão servir e é nesse momento em que eles podem escolher entrar em um Batalhão de Polícia do Exército.  

Concurso EsPCEx

O concurso para Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é a oportunidade para quem sonha em comandar um Batalhão de Polícia do Exército. O concurso EsPCEx ocorre todos os anos e oferece cerca de 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres de 17 a 22 anos.  

Após a aprovação em todas as etapas do concurso, o candidato vai para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, onde passa por uma formação básica. No ano seguinte, o militar segue para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde permanece por quatro anos para se especializar na arma ou quadro escolhido no final da formação da EsPCEx. 

Ao final da formação, o Aspirante a Oficial escolhe, conforme a classificação obtida no curso de formação, onde servirá. Nesse momento, pode escolher algum dos Batalhões de Polícia do Exército espalhados por todo o Brasil. 

Formação do Policial do Exército 

Após ingresso em alguma organização da Polícia do Exército, o militar passa por uma formação específica. Dentro dessa rápida formação, os militares aprendem técnicas que serão usadas no dia a dia do Policial e após instruções vão para a Operação Braçal, onde, no final, conquistam a honra de usar o tão sonhado Braçal da PE.  

Se você curtiu e quer se tornar um Policial do Exército, não perca tempo e comece já a sua preparação. O Estratégia oferece preparação completa para os concursos da ESA e da EsPCEx. Clique no banner abaixo, conheça nossos cursos e todas as vantagens que ele oferece!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também