Tiro de Guerra: o que faz, como ingressar, formação e mais!

Tiro de Guerra: o que faz, como ingressar, formação e mais!

Você sabe o que é e qual a função de um Tiro de Guerra? Neste artigo, o Estratégia Militares traz todas essas informações, além de compartilhar com você os principais diferenciais que existem nessa instituição militar. Acompanhe e descubra!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é um Tiro de Guerra?

O Tiro de Guerra (TG) é uma instituição que resultou de uma parceria sólida entre o Exército Brasileiro, o Poder Executivo Municipal e a sociedade. Um exemplo dessa cooperação, é o fato de que, geralmente, o prefeito é o diretor do TG.

Sua origem remonta ao século XX, quando discutia-se a importância do Serviço Militar. Nesse momento, surge a figura de um dos maiores poetas brasileiros, Olavo Bilac. Por sua contribuição como defensor exímio do Serviço Militar obrigatório e dos Tiros de Guerra, o escritor foi consagrado Patrono do Serviço Militar.

Outro elemento relacionado à origem da instituição é o nome dado aos seus integrantes – atiradores. Essa denominação faz referência ao seu passado, pois antes o TG era denominado de Sociedade de Tiro

Mais do que uma instituição militar, o Tiro de Guerra é um patrimônio da sociedade, uma vez que, além de permitir o cumprimento da Lei de Serviço Militar, também oferece ao jovem do interior a oportunidade de servir à Pátria e contribuir na defesa de seu país.

O que é feito no Tiro de Guerra?

O Tiro de Guerra é responsável pela formação dos atiradores (soldados) e de cabos para o Exército Brasileiro, ambos de 2a categoria, ou seja, reservistas.

Essa instituição militar possui uma função muito semelhante a dos quartéis convencionais do Exército. Desse modo, atua na formação e na consolidação do civismo e da cidadania dos jovens voluntários.

No TG são ministradas diversas instruções militares que permitem aos seus integrantes a preparação básica para se tornarem reservistas. Contudo, esses treinamentos são menos intensos do que os que ocorrem no período básico militar convencional. 

Outra peculiaridade é relacionada ao tempo de duração do período básico. Enquanto nos demais quartéis o recruta recebe todas as instruções iniciais em 3 meses, o atirador do TG leva 1 ano para completá-las. 

Esse fato ocorre devido à diferença de carga horária que existe entre os Tiros de Guerra e os quartéis convencionais. Enquanto no TG o tempo é de 2 horas por dia, no Serviço Militar convencional o curso acontece em sistema de internato. 

O que é preciso para ingressar no Tiro de Guerra? 

As condições necessárias para ingressar nos Tiros de Guerra são as mesmas da Lei de Serviço Militar nos quartéis convencionais. Portanto, devem alistar-se em 2021: nascidos em 2003 e do sexo masculino. A data limite de apresentação é o dia 30 de junho de 2021.

Além disso, é concedida a dispensa do serviço militar obrigatório em três situações, são elas: 

  • Declaração de invalidez; 
  • Comprovação de que é o único responsável pelo sustento familiar; e 
  • Excesso de contingente. 

O último caso é mais comum em quartéis convencionais, devido ao grande número de conscritos.

É obrigatório?

O TG não é obrigatório. Por outro lado, o Serviço Militar é e pode ser realizado de diversas formas, seja em Tiros de Guerra ou em quartéis convencionais. 

Qual a remuneração do soldado no Tiro de Guerra?

Diferentemente da formação militar que acontece nos quartéis convencionais, os recrutas do Tiro de Guerra ficam apenas cerca de 2 horas por dia no quartel. Assim, podem conciliar o serviço obrigatório com algum trabalho ou estudo. Por causa disso, os voluntários que se alistam no TG não recebem remuneração do Exército.

Unidades de Formação

Os Tiros de Guerra têm cerca de 230 unidades de formação espalhadas por toda a extensão territorial do Brasil. Normalmente, cada unidade é comandada por um Sargento que conta com outros 4 sargentos sob seu comando.

Anualmente, ingressam aproximadamente 12 mil atiradores no Exército Braisileiro. Geralmente, cada unidade recebe em média 150 integrantes por ano.

Existem Tiros de Guerra que merecem destaque, são eles:

  • O Tiro de Guerra 01ㅡ010 de Nova Friburgo-RJ tem uma importância histórica, pois foi um dos primeiros a iniciar suas atividades e possui, entre seus militares, integrantes da Força Expedicionária Brasileira que atuaram de forma heróica na 2ª Guerra Mundial; e
  • O Tiro de Guerra 04002 de Carangola-MG conta com uma história de mais de 100 anos, influenciando de forma positiva na melhoria do município.

Vale ressaltar que pessoas formadas pelo Tiro de Guerra podem atuar nos casos de calamidade pública, catástrofes, Garantia da Lei e da Ordem, Controle de Distúrbios Civis, além de diversas outras atividades que zelam pelo bem estar social


Por fim, fica evidente que os Tiros de Guerra têm um valor inestimável para o local em que se encontram, mesmo que tenham tamanho e efetivo reduzidos. Gostou do conteúdo do Estratégia Militares? Acompanhe o blog para conhecer mais sobre o mundo militar e não deixe de conferir nossos cursos preparatórios! Clique no banner e visite nosso site.

EM - Banco de Questões

Veja também:

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também