CIAB: o que é, cursos, como ingressar e mais!

CIAB: o que é, cursos, como ingressar e mais!

Se você é como muitos jovens e tem o sonho de ingressar na Marinha do Brasil, o blog do Estratégia Militares trouxe mais um artigo sobre uma das diversas opções que essa força traz para seus militares. Acompanhe o artigo e conheça um pouco mais sobre o CIAB.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é CIAB?

O CIAB é o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília. Sediado em Brasília, DF, desde a sua criação e ativação no ano de 1997. A instituição de instrução foi construída justamente onde funcionava o campo de adestramento do grupamento de fuzileiros navais também de Brasília, criado em 1974. O grupamento de fuzileiros que deu lugar ao CIAB, agora está localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, o CIAB tem como principal função capacitar oficiais e praças, não só de carreira como também temporários, para a atuação desses em todas as organizações da Marinha em território nacional. Essa capacitação ocorre por meio de cursos especiais e de formação propriamente dito, como: C-FSD-FN.

Além disso, o CIAB também tem como encargo garantir a segurança no interior da Área ALFA e amparar a Estação Rádio da Marinha em Brasília (ERMB) na sua área de atuação.

Quem pode estudar no CIAB?

Uma questão que deixa muitos candidatos em dúvida é quem pode estudar no CIAB, por isso, o Estratégia Militares, lista abaixo todos os militares  aptos a estudar no Centro de Integração. Confira:

  • Soldados Fuzileiros Navais (SD-FN);
  • Marinheiros Recrutas (MN-RC);
  • Cabos Temporários (CB-RM2) e Marinheiros Temporários (MN-RM2);
  • Oficiais Temporários do Serviço Militar Inicial (GM-RM2 do SMI) e do Serviço Militar Voluntário (GM-RM2 do SMV); e
  • Cabos no Estágio de Habilitação a Sargento (Est. Hab/SG).

Cursos CIAB

O CIAB, hoje, conta com diversos cursos que variam de acordo com a necessidade da Marinha, tendo em vista que ministra cursos especiais, expeditos e extraordinários. Tem-se os mais comuns que são anuais e semestrais, como o curso de formação de Fuzileiros Navais e o curso de formação de marinheiros recrutas.

Como ingressar na CIAB?

Para ingressar no CIAB é necessário a prestação de algum concurso público para a Marinha do Brasil, tanto como voluntário ou como militar de carreira. Na realização de tais concursos que possuem editais anuais (você conta com todas as notícias de editais no nosso Blog), observa-se uma similaridade em seus requisitos:

  • Exame de Escolaridade (EE);
  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
  • Avaliação Psicológico;
  • Verificação de Documentos(VD); e
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).

Gostou desse artigo que o Estratégia Militares produziu, então não deixe de conferir sempre o nosso Blog!

Além do Blog, o Estratégia oferece cursos para diversos concursos não só da Marinha do Brasil, como também para as demais forças. Então para ficar por dentro de tudo dos concursos militares, acompanhe as nossas redes sociais e o nosso blog.

CTA MARINHA

Veja também:

Você pode gostar também