CIASC: o que é, como ingressar, edital e mais!

CIASC: o que é, como ingressar, edital e mais!

Quer saber tudo sobre o centro preparatório dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil? Então, confira o artigo que o Estratégia Militares preparou sobre o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e saiba tudo sobre essa renomada instituição!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é o CIASC?

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) é o núcleo de treinamento responsável por preparar os fuzileiros navais da Marinha do Brasil. O CIASC promove o desenvolvimento dos militares de acordo com o que a modernidade exige nos combates atuais.

Sua inauguração ocorreu em 28 de dezembro de 1955 e, de acordo com o próprio Almirante Sylvio de Camargo, sua criação foi a realização de um sonho para todos que estão envolvidos na formação e no desenvolvimento do fuzileiro naval.

Informações gerais

O CIASC tem o propósito de formar e aperfeiçoar praças e oficiais de carreira da Marinha do Brasil. Com essa finalidade, o centro de excelência ministra diversos cursos que são divididos em:

  • Curso de Aperfeiçoamento: para oficiais fuzileiros navais e cursos de aperfeiçoamento de Infantaria, Artilharia, Blindados, Comunicações, Engenharia, Escrita, Eletrônica, Músico etc;
  • Cursos de Especialização: de Guerra Anfíbia, de Infantaria, de Artilharia, de Blindados, de Comunicações, de Engenharia, de Motores e Máquinas, de Corneta e Tambores etc;
  • Cursos Especiais: habilitam os militares de forma que possam alcançar patentes maiores e, assim, atuem em missões de comando; e
  • Cursos de Formação: como Curso de Formação de Sargento Músico (C-FSG-MU) e o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no período de ensino profissional para o Quadro Complementar dos Fuzileiros Navais (QC-FN).

Como ingressar no CIASC?

Muitos dos cursos e estágios ministrados pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) são exclusivos a militares. Entretanto, existem também aqueles que são destinados ao público civil que deseja seguir uma carreira militar na Marinha do Brasil

Recentemente, em 19 de fevereiro de 2021, ocorreu a publicação do edital aberto ao público geral para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais em 2022 (C-FSG-MUCFN/2022). Essa é uma das formas mais conhecidas de ingressar no CIASC.

CIASC
A música é um elemento fundamental nas forças militares de todo o mundo. Afinal, “o corpo que não vibra é um esqueleto que se arrasta”!

Edital CIASC

Pensando no que foi mencionado acima, o Estratégia Militares trouxe a você as informações mais importantes do edital do concurso de admissão para ingresso no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais em 2022 (C-FSG-MUCFN/2022). Confira!

Quadro de Vagas

NAIPEVagas ReservadasVagas Ampla Concorrência
Canto (Tenor)1  vaga
Clarinete em Bb1 vaga3 vagas
Eufônio1 vaga
Fagote1 vaga
Percussão (Bateria completa)1 vaga4 vagas
Percussão (Teclados)1 vaga
Tímpanos1 vaga
Requinta em Eb1 vaga
Saxofone Alto em Eb2 vagas
Saxofone Tenor em Bb1 vaga
Trompete em Bb1 vaga3 vagas
Trompa em F e Bb1 vaga2 vagas
Trombone de vara1 vaga4 vagas
Tuba Bb1 vaga2 vagas
TOTAL 6 vagas27 vagas 

Requisitos para inscrição

  1. Ser brasileiro(a);
  2. Ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2022;
  3. Não ser isento do serviço militar (somente para o sexo masculino);
  4. Realizar a inscrição, até o dia 14 de abril de 2021;
  5. Ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente;
  6. Ter altura mínima 1,54 m e máxima 2,00 m (ambos os sexos); e
  7. Se militar, ter graduação inferior a Segundo-Sargento.

Sobre o Exame de Escolaridade (EE)

O Exame de Escolaridade (EE) é composto por duas provas ㅡ Prova Específica de Música e Prova de Expressão Escrita. Abaixo, confira os dados do exame:

  • Banca: CPesFN;
  • Nível: equivalente ao Ensino Médio;
  • Peso: cada prova vale 100 pontos;
  • Prova específica: 25 questões de múltipla escolha sobre temas da Música;
  • Prova Escrita: 1 redação dissertativa-argumentativa;
  • Data de aplicação: dia 19 de junho de 2021;
  • Horário de aplicação: às 10h (horário de Brasília); e
  • Tempo de aplicação: o Exame de Escolaridade possui duração de 3 horas.

Prova Prática de Música (PP)

A prova é composta por três partes, selecionadas pela banca, e os candidatos devem usar os seus próprios instrumentos. Abaixo, confira quais são essas partes:

  1. Uma peça musical de confronto para cada naipe;
  2. Uma peça musical ou lição de método próprio de cada instrumento; e
  3. Um solfejo à primeira vista de um trecho musical.

Demais etapas do Concurso

Após a aprovação e classificação no Exame de Escolaridade e na Prova Prática de Música, os candidatos seguem para as demais etapas do concurso. São elas:

  1. Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  2. Inspeção de Saúde (IS);
  3. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
  4. Avaliação Psicológica (AP); e
  5. Verificação de Documentos (VD).

Gostou do texto? Então continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você fica por dentro de tudo o que acontece na vida castrense. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios! Vem ser coruja!

EM - Banco de Questões

Texto: Jared Pereira

Veja também:

Você pode gostar também