Dia do Marinheiro: conheça a importância da data para a Marinha do Brasil

Dia do Marinheiro: conheça a importância da data para a Marinha do Brasil

Para a Marinha do Brasil e todos os militares que compõem os seus quadros, o dia 13 de dezembro é uma data comemorativa muito importante. É nela que se comemora o Dia do Marinheiro.

Mas você sabe o porque o dia 13 de dezembro foi escolhido para isso? O Estratégia Militares mostra agora para você!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Dia do Marinheiro

No dia 13 de dezembro os quartéis da Marinha em todo o país costumam fazer formaturas para celebrar esta que é uma das datas mais importantes para a instituição. Além disso, o Exército e a Aeronáutica também costumam citar a data em suas ordens do dia, em homenagem à Força amiga.

O Dia do Marinheiro é tão significativo para a Marinha do Brasil, que a Força busca diversas formas para comemorá-lo. Em 2023, a Força divulgou em seu canal do YouTube um vídeo institucional em comemoração. Clique abaixo e assista:

Além do vídeo institucional, é possível obter mais informações sobre a data comemorativa visitando a página comemorativa na internet. Clique aqui e visite o site!

O 13 de dezembro foi escolhido para ser o Dia do Marinheiro porque é a data de nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré.

Mas quem foi o Almirante Tamandaré? Ele foi escolhido o Patrono da Marinha do Brasil devido seus grandes feitos em prol da pátria e da própria instituição.

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa nasceu no ano de 1807, na cidade de Rio Grande do Sul, no estado com o mesmo nome. Ele começou sua carreira na Marinha do Brasil aos 15 anos e permaneceu na Força por 66 anos.

Assim que ingressou na Marinha, tornou-se voluntário da Armada. Ele foi servir na Fragata “Niteroi” e fez parte dos esforços em prol da consolidação da Independência do Brasil. Logo depois, matriculou-se na Academia Imperial.

No entanto, Marques Lisboa foi convocado para combater na revolta chamada Confederação do Equador antes de completar seu curso na academia. Esse foi um movimento revolucionário que começou em 2 de julho de 1824, em Pernambuco. A Confederação do Equador tinha caráter separatista e republicano e se espalhou por diversas províncias nordestinas.

O desempenho de Marques Lisboa no combate a essa revolta foi tão importante para a campanha que o Imperador D. Pedro I o promoveu ao posto de Segundo-Tenente. Dessa forma, ele conseguiu alcançar o oficialato muito rapidamente.

Depois disso, Marques Lisboa participou ativamente da Guerra da Cisplatina, que aconteceu entre 1825 e 1828, em prol da posse da chamada Província Cisplatina, localizada na atual região do Uruguai.

Marques Lisboa se destacou muito nos combates durante a Guerra da Cisplatina. E foi assim que recebeu o seu primeiro comando de navio. No período, ele tinha apenas 18 anos.

Almirante Tamandaré – Imagem: Marinha do Brasil

Herói dentro e fora do campo de batalha

A carreira deste grande militar sempre foi cheia de heroísmo. Ele esteve presente em diversos movimentos internos e campanhas. No entanto, seu destaque não foi apenas no campo de batalha. Marques Lisboa foi uma peça importante também em momentos de paz.

Isso pode ser comprovado com alguns exemplos. O militar ajudou no salvamento da nau portuguesa “Vasco da Gama” quando esta afundava. Além disso, salvou vários passageiros e tripulação de um navio inglês incendiado.

Quando a República foi proclamada, ele continuou na ativa, pois se considerava não um servidor de um regime, mas sim do Brasil. No entanto, fez parte da nobreza durante o regime monárquico no país. Ele recebeu os títulos de Visconde e de Marquês de Tamandaré.

Todas essas ações fizeram com que Marques Lisboa alcançasse o posto de Almirante, além de ser tornar ministro do Supremo Tribunal Militar. Foi nesse posto que ele se aposentou da Marinha pouco antes de vir a falecer. Seus grandes feitos o tornaram também Patrono desta Força.

O Almirante Tamandaré faleceu em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. Em seu testamento, ele deixou um último pedido:

“Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir à minha Pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: Aqui jaz o velho marinheiro!”

Agora que você conhece a importância do Dia do Marinheiro para a Marinha do Brasil e porquê esta data foi escolhida já pode fazer parte desta Força tão importante para o país. O Estratégia Militares te ajuda a passar em qualquer concurso da Marinha do Brasil.

CTA MARINHA

Veja também:

Referências

Você pode gostar também