Farda da Marinha: tipos, diferenças, hierarquias e mais!

Farda da Marinha: tipos, diferenças, hierarquias e mais!

Seu sonho é vestir a farda da Marinha do Brasil? Milhares de jovens estudam diariamente para ter a honra de vestir essa farda. Neste texto, o Estratégia Militares te conta tudo sobre as fardas usadas na Marinha do Brasil!

Quais os tipos de Farda da Marinha?

Há diversos tipos de farda na Marinha. A utilização desses uniformes depende da ocasião. Tem como principal finalidade distinguir os militares de acordo com seu posto ou graduação e os Quadros ou Corpos a que estão ligados. 

São divididos em uniformes de gala, de desfiles especiais, alexandrinos, azul, brancos, cinza/ bege/ mescla/ camuflado e de práticas esportivas. Além disso, há distinção no uniforme usado no verão e no inverno. No verão, é utilizado manga curta e bermuda, a depender do posto ou graduação. 

A classificação desses uniformes se dá por números acompanhados da cor e de acessórios. Um exemplo seria o 3.3 azul com barretas. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Farda da Marinha: características

As características das fardas dependem do posto ou graduação do militar. O Estratégia Militares separou para você as principais informações.  

Oficiais, suboficiais e sargentos 

Usam o mesmo uniforme, tanto para serviço quanto para trabalhos a bordo. Esses militares usam paletó, ou dólmã, e calça. Já no verão, o paletó, ou a dólmã, pode ser substituído por uma camisa. Além disso, usam boné com pala, ou seja, aba para proteção do Sol, popularmente conhecido como quepe. 

Essas peças podem ser usadas em diversas composições de acordo com normas regulamentadas. As cores variam dependendo da ocasião. No caso dos oficiais, suboficiais e sargentos, as cores são: azul, branca e cinza.

Cabos e marinheiros 

No caso desses militares, há distinção quanto ao uniforme de trabalho, que é da cor mescla, acompanhado de um chapéu redondo da mesma cor, conhecido como caxangá. 

A principal característica do uniforme dos marinheiros é a gola e o lenço. Esse uniforme pode ser branco ou azul. Na cabeça, esses militares também usam boné, porém sem pala.

O lenço, utilizado atualmente, é carregado de história. Nas batalhas da antiga Marinha à vela, os marinheiros tiravam o lenço do pescoço e o amarravam atrás da cabeça para que o suor misturado à graxa não entrasse nos olhos. 

Marcha dos Marinheiros

Já a gola era utilizada há anos para proteger a farda da gordura usada pelos militares na hora de arrumar o rabicho do cabelo. O hábito de utilizar a gordura no cabelo não existe mais, porém a gola permaneceu. 

Corpo de Fuzileiros Navais 

O Corpo de Fuzileiros Navais possui fardas exclusivas para sua tropa. Elas se diferenciam, principalmente, pelas cores. 

No lugar do azul, os cabos e soldados Fuzileiros Navais utilizam uma dólmã vermelha. A calça é azul com uma listra vermelha. Na cabeça, é usado o tradicional gorro de fita dos Fuzileiros Navais. Para os oficiais e sargentos, porém, o gorro será substituído pelo boné.

No lugar do cinza, essa tropa utiliza o uniforme da cor caqui. Na cabeça, sempre vestem o gorro. 

O Corpo de Fuzileiros Navais possui como uniforme operacional a característica farda camuflada. Esse camuflado passou por uma reformulação no ano de 2021. 

Diferenças entre farda masculina e feminina

A farda feminina conta com algumas diferenças em relação à masculina. O segmento feminino pode utilizar saia no lugar da calça e vestido no lugar da dólmã branca. Além disso, é permitido o uso de corrente, brinco e pulseira. 

Nos pés, o segmento feminino usa sapatos com salto médio e, na cabeça, utilizam boné com pala mais rebaixada e com a inscrição “Marinha do Brasil” centralizada.

Como identificar a hierarquia pela farda?

Para identificar a hierarquia, popularmente conhecida como patentes, observa-se os galões (listras douradas) colocados acima das platinas, no uniforme branco dos oficiais. No uniforme azul são usados galões nos punhos. Já no cinza de manga curta, usa-se distintivos na gola do uniforme. 

No caso dos sargentos, marinheiros e cabos, usa-se divisa nos braços para distinção das graduações. Os demais – marinheiros recrutas, grumetes e aprendizes – não usam nenhum tipo de marcação na farda. 

Farda da Marinha: regulamento de uso

Todas as normas a respeito dos uniformes da Marinha do Brasil encontram-se no regulamento de uniformes (RUMB) expedido pela Secretaria-Geral da Marinha. O documento é dividido em três volumes:

  • Volume 1: Normas Gerais e Básicas sobre os Uniformes da Marinha do Brasil;
  • Volume 2: Normas Complementares Sobre os Uniformes da Marinha do Brasil; e
  • Volume 3: Coletânea das Especificações das Peças dos Uniformes da Marinha do Brasil. 

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre as fardas usadas na Marinha do Brasil? Se você quer se preparar para os concursos da Marinha, clique no banner e conheça nossos cursos preparatórios! Vem ser Coruja!

CTA MARINHA

Veja também:

Você pode gostar também