Você vai seguir carreira militar, e quer saber tudo sobre o TAF? Parabéns guerreiro, você está no lugar certo! Neste artigo, o Estratégia Militares separou para você, as principais informações sobre um dos testes mais importantes dos concursos militares! Acompanhe e descubra!

O que é o TAF? 

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma etapa dos concursos militares de caráter eliminatório, que geralmente é composta por 6 testes.

Seu principal objetivo é avaliar a capacidade dos candidatos de desempenhar as atividades do futuro cargo. 

CORRIDA TAF

Quais as etapas do TAF?

Cada instituição planeja e realiza o seu próprio TAF, porém um teste de aptidão física geralmente é composto por 6 etapas.

Barra Fixa 

Temido por muitos candidatos, o teste de barra fixa é considerado um dos testes mais difíceis do TAF. No exercício, deve-se flexionar os cotovelos elevando o corpo até que o queixo ultrapasse a barra. Após esse movimento, o candidato deve voltar a posição inicial.

O número mínimo de flexões varia de acordo com o edital de cada concurso.

Salto de impulso horizontal

O candidato deve ficar em pé, parado, com os pés juntos atrás da linha. Após realizar essa preparação, basta saltar. É importante lembrar que o salto deve ser feito com o movimento simultâneo dos pés.

Flexão de Braços no solo

A flexão de braço no solo não tem segredo. Base de 4 apoios, com as 2 mãos e as pontas dos pés em contato com o solo.

Geralmente, os homens realizam uma média de 26 repetições, enquanto as mulheres, 16 repetições. No entanto, isso pode sofrer alterações de acordo com o edital. 

Flexão do tronco sobre as coxas

A flexão do tronco sobre as coxas, popularmente conhecida como “abdominal”, é o movimento onde o candidato deve deitar no chão, posicionar os dois cotovelos no peito, levantar os joelhos flexionando o tronco até tocar os cotovelos.

Assim como os outros testes, as repetições dependem do que foi indicado no edital.

Natação 

Os testes de natação do TAF são realizados com nado livre, ou seja, cada candidato pode escolher o estilo de nado que deseja. O objetivo da prova é nadar 50 metros em menos de 1 minuto. 

NATAÇÃO TAF

Corrida

Geralmente os candidatos têm que correr 2400 metros, enquanto as candidatas, 2000 metros em 12 minutos. 

Esse tempo também varia de acordo com o edital de cada concurso.

Como se preparar para o TAF?

O TAF tem um dos maiores índices de reprovação nos concursos militares. Portanto, é necessário saber conciliar estudo e atividade física.

Nós separamos algumas dicas necessárias que podem lhe ajudar a conquistar a aprovação.

  • Antes de qualquer exercício sempre faça alongamentos;
  • Dê atenção para o mais complicado, principalmente à barra fixa;
  • Treine com equipamentos adequados, eles vão gerar um desempenho muito melhor;
  • Alimente-se com qualidade;
  • O seu corpo precisa descansar;
  • Simule a prova física;
  • Tenha paciência, é extremamente importante manter a calma no dia do teste; e
  • Sempre busque ajuda profissional.

Onde é feito o exame TAF?

Para saber onde é feito cada teste, basta verificar os editais das Forças Armadas, eles que designam o local onde o TAF deve ser realizado.

Agora que você já sabe tudo sobre O Teste de Aptidão Física, continue acompanhando o nosso blog. Dessa maneira, você fica por dentro do que rola de mais interessante no mundo militar e recebe diversas dicas para a sua aprovação! Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

Banner Estratégia Militares
0 Shares:
Você pode gostar também