Você sabia que a teoria textual é fundamental para a correta compreensão e interpretação de texto? Em muitos casos, chegamos muito mais fácil a uma resposta se conhecermos a identidade do texto. Sabendo disso, o Estratégia Militares trouxe tudo o que você precisa saber sobre os Tipos e os Gêneros Textuais. Confira!

Qual a diferença entre Tipos e Gêneros Textuais?

Os grandes gramáticos da Língua Portuguesa defendem a ideia central de que os Tipos Textuais são estruturas mais fixas e antigas, enquanto que os Gêneros Textuais são atuais e moldáveis de acordo com o contexto e, por esse motivo, são os que estão presentes em nosso cotidiano.

Vale ressaltar que um mesmo gênero textual pode conter diferentes tipos textuais. Em um conto, por exemplo, além do Tipo Narrativo é comum encontrarmos o Tipo Descritivo. Por isso, dentro dos exemplos de Tipos Textuais mostraremos também quais são os gêneros textuais que se encaixam em cada um deles. 

Exemplos de Tipos e Gêneros Textuais

Como foi dito acima, os tipos textuais são estruturas fixas, bem delimitadas e, por isso, são relativamente fáceis de serem identificadas. Abaixo, seguem as características que definem cada tipo textual. Confira!

Narrativo

O Texto Narrativo é o meio pelo qual se narra uma história, seja ela real ou fictícia. Para identificarmos essa tipologia textual basta verificarmos seus elementos. São eles:

  • Enredo: uma série de acontecimentos que se sucedem ao longo da história;
  • Personagens: divididos em principais (protagonistas e antagonistas) e secundários (adjuvantes ou coadjuvantes);
  • Tempo: relaciona-se com as marcas temporais da narração. Pode ser tanto cronológico quanto psicológico; e
  • Espaço: é o local onde ocorre a história.

Bizu Estratégico: o pretérito (passado) é o principal tempo verbal usado em uma narrativa.

Os Gêneros Textuais que se encaixam no Tipo Narrativo são: notícia, biografia, conto, romance, filme, teatro, novela, parábola, mito, lenda e anedota (piada).

Descritivo

Por meio da descrição de características e observações, esse tipo molda a percepção do leitor com relação a uma imagem visual ou psicológica. Entre suas características, destacam-se:

  • Grande quantidade de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas;
  • Presença de verbos de ligação ou de estado: ser, estar, permanecer, ficar, continuar, parecer, andar e virar (no sentido de tornar-se);
  • Uso de figuras de linguagem, enumerações e comparações; e
  • Detalhamento físico-visual de seres e de objetos para criar a imagem com o maior grau de especificidade possível.

Alguns dos Gêneros Textuais que se encaixam no Tipo Descritivo são: resenhas, currículos, anúncios de classificados e listas de compras.

Expositivo

Por meio de uma linguagem clara, direta e objetiva, o texto Expositivo informa e esclarece o leitor a respeito de algum tema. Para isso, são elementos comuns a essa tipologia textual:

  • Conceituações;
  • Definições; 
  • Informações;
  • Comparação; e
  • Enumeração.

São Gêneros Textuais com características do Tipo Expositivo: entrevistas, palestras, conferências, enciclopédia e verbete de dicionário.

Argumentativo

Busca o convencimento do leitor por meio de estratégias argumentativas. Nesse tipo textual, encontram-se diversas formas de argumento como:

  • Argumento de autoridade: traz o pensamento de algum filósofo, sociólogo e pensador para fundamentar a opinião do autor;
  • Argumentação pautada em experiências: usa dados e exemplos que fortalecem a ideia defendida (tese); e
  • Argumento lógico: baseia-se no uso do raciocínio para chegar a conclusões pertinentes ao autor do texto argumentativo.

Gêneros textuais com aspectos do Tipo Argumentativo podem ser: Artigo de Opinião, Dissertação acadêmica, Tese, Editorial de Jornal, Monografia e Artigo de Divulgação Científica.

Injuntivo

Tem a função principal de instruir o leitor para que ele seja capaz de realizar determinada atividade. Com essa finalidade, é comum encontrarmos como elementos:

  • Formas verbais no imperativo;
  • Súplica ou um pedido; e
  • Em muitos casos, as solicitações são ditas em ordem.

Gêneros textuais que se enquadram no Tipo Injuntivo: manuais de instrução, receitas culinárias, receitas médicas e textos de orientação comportamental.

Exercícios de Tipos e Gêneros Textuais

1. Assinale a alternativa que contenha apenas tipos textuais.

a) narração, conto e anedota.

b) fábula, exposição e descrição.

c) notícia, argumentação e injunção.

d) narração, descrição e injunção.

e) argumentação, narração e receita.

2. Indique a alternativa que traz uma definição errada sobre a teoria dos tipos e gêneros textuais.

a) Em um mesmo tipo textual pode haver diferentes gêneros textuais.

b) Existem diversos gêneros textuais e eles derivam dos cinco tipos textuais.

c) Os gêneros textuais são textos fluidos que moldam-se de acordo com o contexto.

d) Os tipos textuais são estruturas fixas que possuem características específicas.

e) Em um mesmo gênero textual pode haver mais de um tipo textual.

3. Marque a alternativa que contenha apenas elementos do Tipo Textual Injuntivo. 

a) definição, informação e comparação para explicar um assunto.

b) enredo, personagens e espaço para contar uma história.

c) detalhamento físico-visual para formar uma imagem.

d) dados, exemplos e citações para convencer.

e) verbos no imperativo, súplica e pedido para instruir.

Gabarito Estratégico

1)D. Os Tipos Textuais se resumem em cinco: Argumentativo, Expositivo, Descritivo, Injuntivo e Narrativo.

2)A. Com exceção da letra A, todas as alternativas estão corretas. A tipologia textual é uma teoria mais antiga e que contém traços fixos e bem determinados. Por outro lado, os gêneros textuais são atuais, diversos e derivam dos cinco tipos textuais existentes na Língua Portuguesa. 

3)E. Verbos no imperativo, ordens, instruções, súplicas e pedidos são características que se enquadram no Tipo Injuntivo. Seguindo a resolução, a primeira alternativa se refere ao Tipo Expositivo, a segunda ao Tipo Narrativo, a terceira ao Tipo Descritivo e a quarta faz referência ao Tipo Argumentativo. 

Quer dar uma turbinada nos estudos da Língua Portuguesa? Confira também: “Sinais de Pontuação” e “Fonética e Fonologia”.

Agora que você já sabe tudo sobre os Tipos e os Gêneros Textuais, continue acompanhando o Estratégia Militares. Assim, você fica por dentro de tudo o que há sobre a vida militar, além de receber vários conteúdos que o deixarão cada vez mais bizurado. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos!

Banner Estratégia Militares

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também